quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Aromas e Sabores do México - pimentas frescas

Pimenta mexicana - chile de agua


O México conta com a maior diversidade de pimentas do mundo! Não é para menos que uma das visões mais impressionantes em um mercado mexicano seja a das pimentas.Não só pela variedade mas principalmente pela quantidade delas à vista do freguês. Mesmo que o visitante não as curta em seu prato, com certeza vai adorar vê-las de perto.

Literalmente são montanhas e montanhas de pimentas de muitas formas e cores que me deixaram por vezes hipnotizada. Nesta postagem de hoje mostro as fotos que tirei das pimentas frescas, deixei as secas para outro post.

Venha comigo!


Pimenta mexicana - chile de agua


Essas pimentas verde claras são chamadas de "chile de agua" porque quando são cortadas e cozidas elas "choram", ou seja, soltam bastante líquido. É uma pimenta produzida no estado de Oaxaca e é comum que seja preparada recheada. São menos picantes do que as outras mas não se deixe enganar pela aparência inocente e por sua choradeira, ela tem um sabor fresco mas pica sim!


Chile de agua em mercado mexicano


Abaixo mais pimentas em um mercado.


Pimentas em mercado mexicano


Montanha de jalapeno abaixo, a pimenta mexicana mais conhecida e consumida fora do México. Aqui no Rio já chegou, são bem picantes, mas consideradas de picância média. Elas são consumidas verdes e frescas acompanhando todo tipo de prato e também recheadas com queijo e depois fritas. Com ela são feitas também conservas e molhos diversos.


Jalapeno em mercado no México


Abaixo e no centro, o chile poblano, verde e grande. O desavisado pode achar que é um pimentão, mas tem uma leve picância. É normalmente consumido recheado.

Quando seco dá origem ao chile ancho, minha pimenta seca favorita que eu já mostrei em outro post tempos atrás e mostrarei outra vez em breve.


Jalapeno em mercado no México


Sacos e mais sacos de jalapeños!


Jalapenos em mercado mexicano


Agora os coloridos habaneros, os mais picantes e assustadores. Dá vontade de morder essas bolinhas coloridas e brilhosas, mas é melhor ter cautela, eles são considerados os chiles mais picantes do México.


Pimentas em mercado no México - habanero


Os habaneros mais comuns são vermelhos e verdes mas há de várias cores como o atraente laranja abaixo.

Também há outras espécies parecidas de pimentas pequeninas e ardidas.


Pimentas em mercado no México - habanero


Me conta, você gosta de pimenta? Enfrentaria um habanero ou prefere não arriscar?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...