sexta-feira, 17 de abril de 2009

Dukkah - mistura de especiarias egípcia



Hoje apareceu uma notinha no Rio Show (revista do Jornal O Globo) falando do "segredo faraônico", o dukkah! Por coincidência, ontem mesmo eu havia tirado umas fotos dele para vocês. Aproveitando o gancho da revista estou postando logo.

Dukkah aparece em alguns livros como uma exótica mistura de especiarias egípica, eu o conheci nas minhas pesquisas e me apaixonei, Inclui sua receita em uma de minhas aulas (onde ensino 5 misturas de especiarias e 5 receitas com elas) e mantenho um pote cheio aqui em casa, quando bate uma fominha é muito simples, é só consumi-lo da forma tradicional: com pães que antes são embebidos em azeite. Que delícia - não é necessário nada além disso para agradar o paladar e saciar a fome.

O dukkah fica muito bom também polvilhado em saladas de folhas ou sobre legumes. Gosto muito de passar o filé de frango na mistura antes de grelhar - a crosta fica linda e saborosa! Pode ser usado para fazer crosta em outros tipos de carnes e peixes grelhados e para assados. Só tome cuidado para ele não queimar.

Também fica gostoso quando misturado ao requeijão ou pasta de ricota e dentro do queijo quente feito com queijo minas. Saboroso e saudável.

O dukkah é mutio simples de fazer, basta misturar e moer algumas castanhas a sua escolha com algumas especiarias. Abaixo está a receita que uso - sinta-se à vontade para modificá-la.





Ingredientes

½ de xícara de castanha de caju tostada
1/4 de xícara de avelãs
1/4 de xícara de pistaches
½ xícara de sementes de gergelim brancas tostadas
2 colheres de sooa de sementes de coentro
2 colheres de sopa de cominho em grãos
Pimenta-do-reino a gosto
1 pitada de sal

Modo de preparo

No liquidificador moer o coentro e o cominho, acrescentar as castanhas, o gergelim, sal e pimenta e moer até a textura desejada. Deve ficar como uma farofa, mas prefiro deixar com uns pedacinhos maiores de castanhas.

Veja aqui um pastel de queijo com dukkah


5 comentários:

  1. Super interessante. Meu esposo vai adorar essa mistura de ingredientes, ele gosta muito das amêndoas e provavelmente irá gostar das especiarias.


    Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Mulher, tem sabor estranho na primeira vez que experimenta e depois "vicia" e você não quer parar de comer! hihihi!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Ola Andréa, amei seu blog!
    Estou descobrindo que cozinhar é muito divertido! Pena que me falta um pouquinho de tempo para me dedicar mais à merecida cozinha.
    Deixa te perguntar, o dukkah pode ser mantido na geladeira ou deve ser consumido fresco?
    Obrigada e parabens!

    ResponderExcluir
  4. OI Drika,
    Que bom gostou do blog!!! Fico super contente!
    O dukkah deve ser aramzenado em temperatura ambiente, não precisa de refrigeração. Dura em torno de 3 meses. Vou acrescentar essa informação acima.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Que bom, vou providenciar todos os ingredientes e provar essa tentação.
    Obrigada e Bom final de semana.
    Bjnhos,

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...