sábado, 9 de maio de 2009

Estágio de Gastronomia no exterior - como se candidatar

Recebo muitos pedidos de informação a respeito do estágio que fiz no restaurante Daniel Boulud em Nova York, por isso resolvi escrever outra postagem explicando como fiz para conseguir a vaga e dar maiores detalhes.

Veja que legal a parede com especiarias! As duas portas dão para o salão, uma de entrada e outra de saída.



Estava com viagem de férias marcada para os Estados Unidos e como ia ficar por lá por quase um mês, resolvi tentar um estágio. Procurei na internet os melhores restaurantes de Nova York e nos sites procurei aqueles que tinham e-mail de recrutamento ou diziam alguma coisa a repeito de estágios ou empregos. Na cara de pau enviei e-mails para uns 5 restaurantes, explicando minha situação - era estudante de Gastronomia na Estácio na época, ia passar pouco tempo em Nova York e gostaria de fazer um estágio rápido.

Somente a pessoa responsável pelo restaurante Daniel respondeu. Ela enviou um e-mail pedindo meu curriculum, que enviei no mesmo dia com uma pequena foto de uniforme e em inglês, é claro. Para minha surpresa ela respondeu logo dizendo que sim, me aceitava!! E que eu só precisaria entrar em contato com ela pelo telefone para acertar os detalhes. Nem acreditei!! Foi tão fácil que cheguei a ficar desconfiada... Será que iriam fazer uma entrevista pelo telefone ou o que?

Bem, liguei para ela, que foi muito simpática e só perguntou realmente detalhes - qual horário eu teria disponível, quais as melhores datas, me explicou que eu deveria levar uniforme e utensílios pessoais, me deu o endereço, me disse para procurar o chefe quando chegasse e só... ? Gente, só acreditei que iria fazer este estágio depois do primeiro dia já lá, dentro do restaurante!

Mas com o tempo entendi que eles precisam muito dos estagiários e dão muito valor a nós, pois o mise-en-place do Daniel é muito detalhista, tudo precisa estar perfeito e isso demanda tempo e muitas mãos. Como falei na outra postagem, eles falam pouco, mas nos ajudam e são muito educados e pacientes.
E também existe outro ponto, acho que eles têm orgulho de mostrar como o restaurante funciona e de ensinar, já que são um dos melhores. É também um excelente jeito de divulgar, mostrando que pessoas do mundo inteiro vão para lá aprender.

Até hoje não sei quais os requisitos que um estagiário tem que ter, da mesma forma que eles tem muitos estagiários, deve haver muita procura também. Não sei se aceitam qualquer estudante ou se viram alguma coisa no meu currículo de que gostaram... A única coisa que posso fazer para tentar ajudar vocês é falar um pouco de mim. Na época só havia feito um estágio em restaurantes, aqui no Rio por um mês, mas tenho uma "empresa" de buffet (talvez isso tenha chamado a atenção, pois soube que eles já receberam outras brasileiras donas de restaurantes), estava na faculdade e havia feito outros cursos de culinária e participado de eventos - como todo estudante! Meu inglês é fluente e já morei fora. Era a estagiária mais velha na época, com quase 40, os outros eram novos, como a maioria de vocês.

O estágio não é remunerado - quem quiser ir terá que pagar suas despesas (hospedagem, transporte, comida) pelo período em que estiver em Nova York, que é uma ciadade cara. Durante o trabalho eles dão as refeições - almoço e jantar (às 16:00 hihiih) e acho que uma ceia ao final do expediente - nunca pude ficar, pois estava hospedada longe. Vai ser necessário dinheiro para o café da manhã e para os domingos, quando eles não abrem.

Alguém de vocês me perguntou sobre o visto - o restaurante não exigiu nada, nem pediram nenhum documento, viajei com visto de turista, que já tinha.

Para quem quer se canditatar aconselho escrever um e-mail simpático e curto, dizendo quem é, por quanto tempo vai poder estagiar, qual época do ano gostaria de ir e etc. e enviar em anexo o currículo em inglês com uma foto. Ter o inglês afiado para falar ao telefone é uma boa idéia. Saber um pouco de francês vai ajudar no dia-a-dia porque os chefs são franceses, mas não sei se ajuda na hora da contratação.

Aconselho também tentar estagiar por pelo menos um mês, pois são muitas praças, além de banquetes, confeitaria, padaria e chocolates. Só deu tempo para eu ficar no restaurante e em banquetes e não passei por todas as praças. Me arrependi de não ter ficado mais tempo.

A pessoa responsável pela contratação de estagiários é AJ Schaller (uma mulher) e seu e-mail é: ajschaller@danielnyc.com
No site eles pedem um mínimo de 3 meses de estágio mas abrem exceções para estrangeiros, como foi meu caso.

Se ainda tiverem alguma dúvida podem perguntar. Se algum de vocês tiver a oportunidade de ir, não se esqueçam do Aromas e Sabores, vou adorar receber fotos e saber como foi a experiência de cada um.

Boa sorte a todos!!
Link para o postagem anterior sobre o estágio no restaurante Daniel Boulud

8 comentários:

  1. Andréa, também sou aluno de gastronomia, faço estágio em um hotel no Rio e gostaria de fazer um estágio no exterior nas férias de final de ano...que países você me recomendaria? Que tipo de texto/informações você recomenda que eu escreva para tentar um estágio em um bom restaurante fora do Brasil? Meu e-mail é riccohespanhol2@hotmail.com. Seu site é muito bom, tanto no contéudo como no visual. Parabéns. Um abraço, Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Tô até agora impressionando com a parte de especiarias e as panelas logo abaixo. Que restaurante!

    ResponderExcluir
  3. Tem razão Ben! Eu estou impressionada até hoje!! hihihi
    abçs

    ResponderExcluir
  4. Boa noite,
    estou cursando gastronomia na universidade sao marcos
    gostaria de saber como funciona o estagio no esterior ,tenho uma padaria e acho que nao a nada melhor para o crescimento de minha empresa se primordiar o meu crescimento profissional gostaria muito de ouvir sua opiniao ,
    rhaizinha_f@hotmail.com

    obrigado desde ja
    boa noite

    ResponderExcluir
  5. olá td bom?
    Nossa fiquei impressionada com a sua história tenho muita vontade de estagiar no exterior.
    Gostaria de saber se eles aceitam só pessoas que estjam fazendo faculdade pois no momento faço apenas o curso.O que vc me diz desde já agradeço.

    carolineana44@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Caroline,
    Eu não sei te responder, mas como não me pediram nenhum papel para conprovar meu curso superior, acredito que aceitem sim, contanto é claro que você preencha os outros requisitos.
    bjs e boa sorte

    ResponderExcluir
  7. fantastico! hoje voce ja esta de volta ao rio? trabalhando na area? eu sou estudandte atualmente e ano que vem viso estudar mais e/ou trabalhar fora. sou fluente no ingles e mes que vem começo o frances pra abrir mais o meu leque... dicas?
    valeu!

    ResponderExcluir
  8. Oi bom dia costei muito da sua historia gostaria de fazer também um estágio no exterior, só que eu falo pouco English entendo o espanhol o que você me recomendaria , tenho curso técnico em gastronomia, cozinha brasileira e Internacional o que você acha me da uma luz.

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...