quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Receita de bubble tea - chá de bolinhas

chá de bolhas


O bubble tea, chá de bolhas, que eu prefiro chamar de chá de bolinhas é uma criação de Taiwan. É uma  bebida feita com chás e algumas vezes suco de frutas com bolinhas de sago. Eu tomei pela primeira vez em São Francisco (e mostrei aqui nessa postagem). Não amei.

Mas com o calorão que anda fazendo qualquer líquido geladinho me chama a atenção e com bolinhas coloridas dentro então, chegam a ser um delírio nesse forno natural que se tornou o Rio de Janeiro! Como lojas vendendo a bebida começam a pipocar por cidades brasileiras resolvi experimentar outra vez, fazendo em casa e do meu jeito.

Essa primeira mistura ficou muito saborosa, usei hibiscos pela cor, chá verde, hortelã e suco de laranja.

As bolinhas de tapioca (tapioca pearls) usadas nas bebidas originais costumam ser maiores do que o nosso sagu, mas o efeito é o mesmo. Algo sólido para mordiscar enquanto se entope de líquido para tentar aplacar uma sede infinita.


Ingredientes

1/2 xícara de sagu
3 xícaras de água para cozinhar o sagu
1 colher de sopa de flor de hibisco
500 ml de água para fazer o chá
1 saquinho de chá verde (ou uma colher de folhas de chá verde)
2 ramos de hortelã fresca
Açúcar a gosto
200 ml de suco de laranja
Rodelas de limão para o copo (opcional)


chá de bolinhas


Como fazer o bubble tea

Ferva a água para cozinhar os sagu e adicione o hibisco, deixe ferver por 2 minutos. Coe descartando as flores.

Coloque o sagu nessa água que vai estar com a cor bem avermelhada e leve ao fogo, mexa e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos ou até que fiquem transparentes. Retire do fogo e coe.

O sagu deve estar macio e rosado. Passe rapidamente por água fria e deixe esfriar.

Prepare o chá: Aqueça a água até que comece a formar bolinhas em volta da panela. Apague o fogo e junte o chá verde, a hortelã e açúcar a gosto. Abafe e deixe em infusão por 5 minutos. Coe e deixe gelar.

Monte seu chá de bolhas colocando no fundo do copo um pouco de sago rosado, chá verde e completando com suco de laranja a gosto. Decore com rodelas de limão.


Dicas / Substituições

Você pode usar o chá que quiser com as bolinhas de sagu. Chá preto simples, com limão, com especiarias, etc. O próprio chá de hibisco pode ser usado como na foto do primeiro copo.

Em Taiwan o chá muitas vezes é adoçado com leite condensado como esse chá tailandês aqui que também pode levar bolinhas de sagu.

O chá pode ser adoçado ou agave.

O sagu pode ser cozido em água pura ou chá bem forte para dar cor. Ou até mesmo em café forte para um café gelado com bolhas, por que não?

Estou testando outros sabores e outras formas de fazer. Compartilho em breve.


5 comentários:

  1. Esse é com aquelas bolinhas que estouram na boca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Bianca, essas bolinhas são de tapioca, são grudentinhas...
      bjs

      Excluir
  2. Bom dia. Pode congelar o cha com bolinhas?

    ResponderExcluir
  3. Quero saber onde vende essas bolinhas que estouram na boca. Alguém sabe como podemos comprar essas bolinhas? Ou fazer em casa?

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...