
Esta receita de bacalhau da foto acima criei para concurso do Bacalhau da Noruega. Não ganhei mas é sempre bom participar, atiça minha criatividade! Escolhi o dia de hoje para publicar a receita porque li do blog come-se da Neide Rigo que dia 22 de abril é o dia da mandioca e minha receita leva mandioca em duas formas: farinha d'água e farinha de tapioca.
A receita que ficou em primeiro lugar no concurso é de uma autora aqui do Rio de Janeiro e o prato "Bacalhau com jeito marroquino" soa realmente bom! O concurso foi considerado um sucesso e recebeu 552 receitas que utilizaram o bacalhau das mais diversas formas e com uma boa união do bacalhau com produtos brasileiros.
Parabéns aos vencedores e também ao Conselho Norueguês de Pesca pela iniciativa! Para saber masi sobre o resultado do concurso clique aqui.
Quanto a minha receita ela foi inspirada no Pará, é claro, pois estava em Belém na época do concurso e experimentei uma sopa deliciosa que levava leite de castanha, tapioca e camarões...
Ingredientes
300 g de castanha do pará verde (fresca)
500 ml de água
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de manteiga
1 alho poró picadinho
1 pimenta verde picadinha (ou a gosto)
500 g de bacalhau dessalgado, aferventado e desfiado
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 xícara de farinha de tapioca do norte (veja afoto dela no final da postagem)
Noz moscada a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1/2 xícara de creme de leite
Modo de preparo
Bata no liquidificador a castanha verde com a água até que a castanha se dissolva e reserve. O caldo resultante é chamado de leite de castanha. Você pode coar ou utilizar como os pedacinhos.
Refogue o alho poró no azeite e na manteiga, acrescente a pimenta e o bacalhau desfiado e refogue por mais alguns minutos.
Acrescente a farinha de trigo misturando bem. Adicione o leite de castanha, tempere com noz moscada e pimenta-do-reino, mexa e cozinhe por 3 minutos. Adicione a tapioca e cozinhe por mais 5 minutos, misture o creme de leite e corrija o sal.
Coloque o creme de bacalhau com tapioca em um ramekin ou travessa refratária, cubra com uma farofa de boa qualidade a gosto e sirva.
A farofa da foto foi feita com farinha d'água amarela para o prato ficar colorido, manteiga e castanhas do pará tostadas e picadas.
Veja aqui as postagens sobre os Aromas e Sabores do Pará

Que prato bonito. Parabéns.
ResponderExcluirBjs
Adorei sua receita Andréa, podia ter ganhado o concurso sim, achei bem criativa.
ResponderExcluirBjinhos
moro na bahia gostaria de saber fazer esta tapioca tipo isopor. ou saber onde encontrar ela . grato
ResponderExcluirUm excelente prato. Parabens e muito grato pela receita que partilhou.
ResponderExcluir