domingo, 2 de maio de 2010

Meu jantar Brastemp Dinner in the Sky


Meu jantar Brastemp Dinner in the Sky foi ontem sábado, dia 1° de maio, e foi muito especial: ambiente agradável, mesa linda, comida saborosa, amigos queridos e conversa animada!

Em primerio lugar gostaria de agradecer à Brastemp e ao Samir da agência Live Ad pela oportunidade de participar da ação. Adorei!! Aos meus amigos e familia que me deram muita força e incentivo e é claro, a todos os leitores do blog, razão pela qual escrevo.

Acho que já contei para vocês que a realização do jantar em minha casa seria inviável, mas escolher o local para o jantar foi fácil: a casa de um casal de amigos que nos recebem com frequência e sempre muito bem! Nada mais justo do que oferecer a eles, que tanto apreciam e elogiam meus dotes culinários, um jantar mais elaborado e feito com muito carinho. Convidei mais dois casais de amigos queridos e minha mãe. Pronto!! A festa estava completa!


Eu e a dona da casa escolhemos uma decoração retrô inspiradas no frigobar azulzinho da Brastemp e na decoração do lounge do Dinner in the Sky... Encontrar a louça com a ajuda e carinho de tia Cecília foi fácil: ela nos emprestou os pratos que eram de sua avó, um lindo e rebuscado faqueiro de prata, guardanapos de linho, etc. A mesa não ficou linda?


Um dos amigos ainda me fez uma surpresa: apareceu com um rádio, vitrola e relógio do tempo da vovó que ele confiscou da casa de sua mãe! Os objetos complementaram o visual retrô e posaram lindamente para as fotos.


Com todos contribuindo para a decoração da sala e da mesa de jantar, o resto foi fácil!


Mas uma peça ficou só na imaginação de todos...


Meus convidados adoram comer e a gastronomia é um assunto corriqueiro em nossos encontros. Mas o que servir quando os convidados são exigentes, um não come aves, outros não comem carne e eu não como frutos do mar? hihihi a solução foi um prato principal de peixe! Já a entrada foi fácil: tinha que ter gorgonzola, afinal esse é um dos ingredientes favoritos de nosso grupo de amigos!

A comida foi toda feita aqui em casa, a poucos quilômetros do encontro. E foi finalizada e montada na cozinha de minha amiga.


Minha ideia era escolher um cardápio fácil de ser preparado para que meus leitores pudessem replicar em casa, mas bonito, colorido, sofisticado. E empratado, é claro, afinal não é todo dia que tenho a oportunidade e a motivação de fazer algo assim!

Resolvi arriscar preparando ingredientes e receitas que nunca havia feito antes: aspargos frescos, molho de laranja para o peixe, crocante de presunto cru, brigadeiro com lavanda... Em um dado momento do meu cansaço ao fazer 4 pratos elaborados e diferentes me arrependi e quase surtei cheia de dúvidas! Pois é, preparei o jantar sozinha e não contente com os 3 pratos que deveria preparar para meus amigos gulosos, planejei fazer um quarto prato não oficial para deixá-los ainda mais satisfeitos, afinal peixe é muito leve... hihihih. Mas a receita e foto ficam para depois!


Para a entrada escolhi um flan de inhame muito saboroso que costumo fazer aqui em casa, feito com gorgonzola iria agradar a todos com certeza! Escolhi os tradicionais pera, balsâmico e folhas para complementar o prato. Ficou gostoso, leve e com um suave sabor de gorgonzola!



A receita do peixe do prato principal foi inspirada em um prato de aspargos em papelote que vi no New York Times. Escolhi o tambaqui porque havia provado na faculdade e estava doida para comê-lo outra vez, quando estive no Pará faz pouco tempo não o encontrei nos restaurantes onde fui. O molho foi inspirado em ingredientes que combinam com presunto: mostarda, laranja, gergelim... Já a ideia de fazer o presunto cru como um bacon crocante foi da mãe de uma amiga que disse tê-lo comido assim em uma festa. Estava louca para fazer e não podia perder a oportunidade!


A exótica mistura no prato de peixe ficou ótima e bonita e surpreendeu os convidados!


Tambaqui com molho de laranja e mostarda com couscous, aspargos e crocante de presunto cru

A sobremesa foi inspirada em uma famosa loja de São Paulo especializada em brigadeiro - a Maria Brigadeiro. Quando me falaram dela fiquei aguando e como não tive tempo de ir lá não tive dúvidas: brigadeiro goumet seria a sobremesa, teria de fazê-los! Escolhi fazer de colher para ficarem bem bonitinhos e com cara de festa e com especiarias para ficarem exóticos! Em três sabores para agradar a todos (e me dar muito mais trabalho...hihihi).

A inspiração para o crocante veio da deliciosa sobremesa do Oscar Bosch do nosso Dinner in the Sky.


Trio de brigadeiro de colher: brigadeiro de chocolate com especiarias e castanha-do-pará; brigadeiro branco aromatizado com cumaru e compota de amora; brigadeiro de limão siciliano e lavanda com crocante.

Como as receitas são muito extensas estão postadas separadamente. Clique nos links com o nome dos pratos para ver a receita e fazer em casa.

Veja aqui as outras postagens sobre a ação da Brastemp Dinner in the Sky.

Os preparativos para o jantar
Porque preparei esse jantar
Dinner in the Sky

Outros blogs que participaram da ação e já postaram ou postarão seus jantares em breve

Cozinha travessa
Prato Fundo
Quitandoca
Garfada
Destemperados
Café com Letras

12 comentários:

  1. Afff...imagino o trabalhão que deu pra cozinhar tudo isso, mas sempre vale a pena receber amigos é muito bom e que gostam de comer então é tudo...rs
    Parabéns pelo cardápio...maravilhoso.
    Bjinhus e boa semana!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bonito o seu jantar! Até meteu fome!

    ResponderExcluir
  3. Andrea, uau... ficou show seu cardápio!
    Dá uma trabalheira doida, né? mas estou achando super divertido... acho que não conseguirei postar ainda hoje, mas amanhã cedo estará no ar!

    Bjos e boa sorte! Glau

    ResponderExcluir
  4. Oi Andréa!
    Ficou maravilhoso o seu jantar heim... parabéns menina!!! O meu, eu postarei amanhã!
    Boa sorte para você e pra todos nós.
    Um beijo bem travesso direto de Minas uai!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada gente! Deu um trabalhão mesmo, mas valeu a pena! Adorei ter feito.
    Meninas boa sorte para vocês também!

    ResponderExcluir
  6. Sucesso absoluto!

    Todos os detalhes foram pensados e considerados, e o menu ficou especial,

    Parei na sobremesa, esses brigadeiros com sabores especiais me fizeram suspirar,

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Adorei a decoração, teve música retrô também?
    O que achei mais interessante foram os brigadeiros, ficaram com uma aparencia super delicada.
    Parabéns Andréa!
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Não tenho palavras Andréa!Foi maravilhoso, espetacular !obrigada por nos proporcionar um momento tão especial !estaremos sempre na torcida por vc nossa amiga tão querida e especialmente prendada !!! bjs
    Márcia e Ricardo

    ResponderExcluir
  9. Parabéns!
    Super sucesso com certeza né?
    O menu ficou pra lá de chique e deve ter ficado tudo muito saboroso. Parabéns.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Não achei palavras para descrever essa jantar. Mas uma coisa eu digo: Inesquecível!!!!
    Não terá premio algum que me faça esquecer o sabor desse jantar.
    Te AMO!

    ResponderExcluir
  11. Obrigada a todos!
    Bruna, a música foi um blues bem ao fundo.Pensei em fazer o cardápio retrô também mas não consegui pensar em nada em menos de uma semana!
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Ficou tudo lindo!!! Amei e fiquei com muuuuuito inveja dos seus convidados!!!

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...