quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Cozinhando com cachaça - dicas de como usar aguardente na comida


Semana que vem alguns blogueiros de Gastronomia do Rio de Janeiro estarão participando de uma blogagem coletiva com receitas doces e salgadas feitas com cachaça. Como alguns tinham dúvidas de como usar essa bebida, aproveitei a oportunidade para escrever esse post e dar algumas ideias para eles e para você de como cozinhar com nossa brasileiríssima aguardente.

É incrível mas cozinhamos tanto com vinho, conhaque e outras bebidas mas quando falamos em colocar cachaça na comida algumas pessoas ainda estranham! Puro preconceito, não acham?

Minha bisavó colocava um pouco de pinga na massa de pastel para que ficasse mais crocante, técnica ainda muito usada hoje em dia. Mas acho que na época da bisa o uso da bebida na cozinha parava por aí. Vejo que isso está mudando e até grandes chefs já utilizam a cachaça em seus pratos.

A cachaça pode ser usada para substituir qualquer bebida alcoólica, mas é claro que o resultado final será outro e temos que testar a quantidade em cada receita. O sabor da cachaça é marcante e o teor alcoólico alto por isso tome cuidado, ela não deve sobressair demais. A do tipo envelhecida também pode ser usada, mas sempre de boa qualidade para não estragar nosso prato!

Ela fica ótima em marinadas porque ajuda a amaciar carnes. Mas use em quantidade menor do que você usaria um vinho, pode até misturar as duas bebidas, se quiser.

Use a cachaça também para flambar qualquer tipo de prato, após refogar os ingredientes junte a cachaça, flambe ou deixe reduzir em fogo alto para que parte do álcool evapore.

Ela pode ser usada com carne de boi, de porco, frango e também em frutos do mar e peixes.

Cachaça na caponata ou em outros pratos com legumes, porque não?

Eu já fiz um prato tipo estrogonofe de frango com cachaça que ficou ótimo! Veja aqui a receita.

Vi uma técnica de cozinhar frutos do mar em vapor de cachaça. Parece bem interessante! E seu uso em espumas parece ser comum...

Eu aprendi a colocar uma dose na panela quando faço rabada e por isso gosto de colocar a bebida sempre que cozinho carne de peito em panela de pressão.

Em sobremesas a cachaça pode ser usada para flambar frutas. Fica ótima em doces que levam limão ou outras frutas cítricas lembrando nossa caipirinha; pode ser usada para deixar de molho as frutas secas que serão usadas em bolos, etc e combina com chocolate.

E é claro que além de ser usada em drinks dos diversos tipos ela pode dar um toque especial em seu chocolate quente ou café.

E você, usa a cachaça em sua cozinha? Conta para gente como faz!

20 comentários:

  1. Ótimo Site! I love it!
    Principalmente os posts sobre seu estágio em NYC.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. OLÁ ANDRÉA!
    NÃO SEI PORQUE AS PESSOAS TEM PRECONCEITO COM A CACHAÇA, EU NÃO TENHO,GOSTO DE TÊ-LA AQUI EM CASA E SEMPRE COLOCO NA MASSA DE PASTEL TBM. PINGA COM LIMÃO É TUDO DE BOM!

    BEIJOS, VALEU!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola pessas!!eu uso muito nas minhas receitas.a mais famosa é frango empanado marinado na cachaça em repouso de um dia para o outro.hummmmm!!!...só provando...bjos!!!

      Excluir
  3. Andréa,
    Fiz um post falando sobre a cachaça e dei uma receita de gelatina de caipirinha:
    http://www.nacozinhabrasil.com/2009/03/brasileirissima-capirinha-de-roupa-nova.html

    Além disso, uso na massa de pastel e há um sorvete de amora, que publiquei, cuja receita original sugeria o uso de pinga, mas não empreguei. Segundo a Cláudia, de quem eu peguei a receita, o uso da cachaça seria para evitar a formação de cristais no sorvete.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Estive reparando que você esteve em Belém ao um tempo atrás, nós somos paraenses e adoramos seu blog, estamos iniciando nosso blog e estava pensando se você provou o Arroz Paraense. Um arroz cozido no tucupí, com jambú e camarão. É ótimo, se você gostou dos temperos daqui, vai adorar o arroz, comemos praticamente toda a semana aqui em casa.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Andréa, ótimas dicas, concordo plenamente.
    Já vivi em vários países e em 7 estados brasileiros, quem utilizava aguardente de vinho na massa era minha avó alentejana (Portugal), no restante de país para país as receitas tem adaptações locais, o importante é os temperos harmonizarem com nosso paladar.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Ai Andréa, adoro!!!
    É um coringa na cozinha né! Uso muuito!
    Bjao Fe

    ResponderExcluir
  7. Confesso que nunca usei muito não mas, depois do seu post, vou parar de preconceito com a água que o passarinho não bebe! KKKKK!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Andrea, eu já fiz a minha receitinha com cachaça para semana que vem! Fiquei surpresa como a cachaca deu um sabor todo especial ao prato, ficou aprovadíssimo!

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro cozinhar com cachaça.

    Vai muito bem pra marinar carne de porco, e uma coisa que eu adoro é fazer risoto com cachaça no lugar do vinho por exemplo, fica um gostinho bem particular de Brasil...perfeito!

    ResponderExcluir
  10. Andréa, tenho usado cada vez mais cachaça, dá um charme tupiniquim aos pratos, né? Segundo Alex Atala, é a única bebida alcoólica que não deixa sabor residual, portanto, perfeita para todos os pratos! Mas concordo com vc, a cachaça precisa ser de boa qualidade, como qualquer produto que colocamos nas nossas produções, para garantir um bom resultado!!!
    Excelente post! beijos

    ResponderExcluir
  11. Na falta de run já coloquei cachaça. Tenho uma receita bem antiga de rosquinha que leva cachaça, e também coloco cachaça na massa de pastel para deixá-lo bem sequinho. Tenho muitas receitas de "batidinha", certa vez ganhei em comemoração do aniversário de uma grande empresa, um livro sobre a cachaça e seu emprego na culinária brasileira, com receitas de várias regiões do Brasil.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Andréa,
    Não tenho muito hábito de cozinhar com cachaça, mas gostei das suas dicas e vou começar a usar.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  13. Obrigada a todos pela visita!

    Catlechef - seja benvinda, fico feliz que tenha gostado do blog! Não provei o arroz, na verdade eu não sou fã de camarão.

    Gina - interessante o uso no sorvete p/ não formar cristais... eu particularmente não gosto de bebidas em doces com exceção dos de chocolate.

    Renata - no risoto é 10!

    Legal saber que muitos de vocês já usam a cachaça quem ainda não usou me fala quando provar, ok?

    bjs em todos

    ResponderExcluir
  14. Eu sempre acrescento cachaça na feijoada,quando a feijoada esta quase pronta eu coloco uma dose cachaça fica saborosa. Moa.

    ResponderExcluir
  15. muchas gracias desde uruguay
    es un placer probar recetas
    ¿pode me ensinar como cozinhar galinha comcachaza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo,
      Eu ainda não fiz nenhum prato de galinha com cachaça, por isso não posso lhe ensinar... Fico devendo!
      abçs

      Excluir
    2. Eu uso a cachaça quando faço dobradinha no cuzimento do fato(mundongo) (bucho) etc dependendo da região ele é chamado.
      Abs

      Excluir
  16. Além de todos os usos culinários aqui apresentados para a popular "Mardita", gosto de saboreá-la purinha, como aperitivo, se de boa qualidade é melhor que whisky

    ResponderExcluir
  17. trabalho com doces e me disseram que se eu colocar um pouco e cachaça melhora a durabilidade será que é verdade?
    Parabéns pela matéria adorei.

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...