terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Cebolinhas caramelizadas



Tive meu primeiro contato com essas cebolinhas carameladas na faculdade e amei, elas são usadas como acompanhamento de muitos pratos clássicos franceses. Lembra do coq-au-vin?

Ao contrário de muita gente sempre gostei muito de cebolas e adoro sua textura. Cruas não curto muito, quanto mais douradinhas melhor! Essas ficam especiais e adocicadas.

Elas são um acompanhamento bem econômico, diferente e saboroso para pratos com carnes variadas. Adoro com assados diversos e acho que combinam muito bem com as comidas de fim de ano: tender, pernil, peru, etc...

O cozimento é muito fácil, o trabalho que dá é descascar as beldades.

Utilizei as cebolas que aqui no Rio são vendidas como cebolas pirulito. Elas vêm em embalagens de 1 kg e estão na época, o saco custa menos de R$ 2,00.

Essa receita está participando da postagem coletiva de Receitas Natalinas no Blogs de Culinária. Passa lá para ver outras receitas maravilhosas para seu Natal.


Ingredientes

1 kg de cebolinhas (aqui no Rio são vendidas como cebolas pirulito)
1 colher de sopa cheia de açúcar
1/2 colher de chá rasa de sal
50 g de manteiga
água o quanto baste




Modo de preparo

Descasque as cebolas deixando a parte traseira inteira para que elas não se abram, apare com uma faca. Veja a foto acima.

Leve as cebolinha a uma panela em uma só camada. Coloque água na panela indo até a metade das cebolas.

Junte a manteiga, o sal e o açúcar.

Cozinhe em panela tampada por 5 minutos. Destampe a panela e continue cozinhando até que a água seque e eles caramelizem a gosto.

Sirva quente.


10 comentários:

  1. Hummm...que delicia, adoro cebola, e caramelizadas então, perfeição total. Ficaram lindas, amei essa receita. ótimas para acompanhar as carnes da ceia. Bjocas

    ResponderExcluir
  2. Com certeza farão parte da guarnição do pernil do Natal, tão fácil de fazer !

    ResponderExcluir
  3. Também adoro estas cebolinhas, vou levar esta receita.
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Andréa, desse jeito nunca fiz. É sempre bom aprender.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Andréa, vim pegar essa receita, e dei uma clicada no link da postagem coletiva e esta direcionando pra essa mesma receita. Só pra avisar. Bjocas

    ResponderExcluir
  6. Gente, as cebolinhas ficam muito boas!! Quem fizer me conte depois! :)
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Fiz as cebolinhas para acompanhar um chester no Natal e foi um sucesso.... depois de prontas, salpiquei alecrim fresco por cima q deu um tok bonito e saboroso....amei...parabéns pela receita! e Feliz 2013!
    Carol Dobre - Osasco-SP

    ResponderExcluir
  8. Oi Andréa, vim contar que também fiz as cebolinhas com pernil, depois que vi esta receita achei um pernil tão bonito que não resisti. Adorei!!! Aproveita e visita meu blog, ele é novo tem menos de 1 mês.
    http://cozinhandosemtempo.com.br/2013/01/17/cubos-de-pernil-com-cebolinha-caramelizada/

    ResponderExcluir
  9. Receita fácil e deliciosa...hj farei novamente! Obg

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...