quarta-feira, 4 de setembro de 2013

10 receitas de massa para você não precisar comer macarrão instantâneo

Macarrão


Antes de mais nada preciso dizer que eu não tenho nada contra macarrão instantâneo e já comi muito aqui em casa. Até que, em um dia muito distante quando eu morava nos Estados Unidos fazendo intercâmbio, eu preparei e comi um pacote vencido. Fui uma boa criança e comi tudinho. Passei mal com tudo a que eu tinha direito! Nunca mais comi macarrão instantâneo, minha mãe continuou por muitos anos e sempre tinha aqui em casa, mas eu não podia nem olhar. Hoje em dia posso até comer, se não houver outra coisa, mas perdeu a graça completamente.

De qualquer forma vale lembrar que o macarrão instantâneo é frito em imersão e aquele sachet de "sabor" é lotado de substâncias químicas. Não é bom abusar nem comer todo dia.

Para variar sua refeição e te incentivar a cozinhar fiz essa postagem, com 10 receitas de molho para macarrão super fáceis que qualquer pessoa consegue fazer rapidinho! Basta um pouco de boa vontade.


DICAS

Se estiver com muita pressa prefira massas bem finas como o cabelinho de anjo que cozinha em três minutos ou massinhas tipo ave-maria. Mas qualquer formato de macarrão pode ser usado.

Utilize macarrão integral para uma receita mais saudável, ou macarrão de arroz para um prato sem glúten(mas verifique antes os ingredientes do molho).

Coloque a água para ferver em fogo alto, junte a massa, salgue a gosto. Mexa bem até que levante fervura outra vez, diminua o fogo. Assim sua massa não vai grudar. Use 1 litro de água para cada 100 g de massa. Quando a massa estiver cozida escorra imediatamente, misture com o molho escolhido.

Enquanto a massa cozinha prepare o molho. Ele deve ficar pronto até a massa cozinhar ou até mesmo antes dela.

Todas as receitas abaixo são para 100 g de massa, quantidade para uma pessoa com fome.


Algumas das receita abaixo já foram publicadas na blog mas estão simplificadas aqui e adaptadas para uma pessoa. Siga os links para ver as receitas completas.



RECEITAS

Macarrão com queijo

Em uma panela pequena aqueça três colheres de sopa  cheias de requeijão de copo, junte duas colheres de sopa de queijo parmesão ralado e uma colher de sopa de água. Deixe no fogo até derreter o parmesão. Misture com a massa cozida.
Dica: você pode usar o requeijão sabor cheddar ou outro de seu agrado

Macarrão quatro queijos fácil

Em uma panela pequena aqueça duas colheres de sopa  de requeijão de copo, junte uma colher de sopa de queijo parmesão ralado, uma colher de sopa de gorgonzola picado, uma colher de sopa de provolone picado e duas colheres de sopa de água. Deixe em fogo baixo até que os queijos derretam. Misture com a massa cozida.
Dica: Você pode usar os queijos que tiver na geladeira, prefira os que derretem bem: mussarela, minas padrão, bola, etc.

Macarrão com presunto e manteiga

Esse eu fazia muito nas madrugadas de minha adolescência. Tudo começou um dia em que não havia pão na casa de meus avós em Itaipava. Eu e uma amiga caímos de boca na massa e daquele dia em diante dispensamos o pão.
Pique 100 g de presunto ou o frio que tiver na geladeira. Quando o macarrão estiver cozido e ainda quente misture com uma colher de sopa de manteiga com sal e o presunto.
Dica: Use azeite no lugar na manteiga para um prato mais saudável.

Macarrão com atum e milho

Eu não gosto de atum, mas ele está pronto para comer. Não é o máximo?
Aqueça uma colher de sopa de óleo, junte um dente de alho cortado ao meio com casca e tudo e refogue por 1 minuto. Junte meia lata de atum, 4 colheres de sopa de molho de tomate pronto e uma colher de sopa de milho verde. Tempere com sal e pimenta a gosto.
Junte à massa cozida.

Macarrão parisiense mega fácil (veja a receita completa e com foto AQUI)

Aqueça meio copo de requeijão, junte 100 g de presunto picado e 2 colheres de sopa de ervilha.
Misture ao macarrão cozido e sirva com parmesão.
Dica: Se tiver noz moscada, acrescente uma pitada

Massa fácil com molho de tomate seco(veja uma receita parecida e mais completa aqui)

Aqueça 2 colheres de sopa de azeite, junte 5 tomates secos picados(daqueles que vêm em óleo), acrescente 100 g de creme de leite (meia caixa) e 1 colher de chá de alho tostado comprado pronto. Tempere com sal e pimenta a gosto.
Aqueça e sirva com a massa e queijo parmesão ralado.

Macarrão com salame e champignon

Coloque 50 g de salaminho picado em uma panelinha em fogo baixo. Ele vai aquecer e soltar gordura. Junte o champignon, a massa cozida e 1/2 colher de sopa de orégano. Se achar necessário junte um pouco de azeite.

Massa fácil ao molho cremoso de salsa (veja a receita completa aqui)

Bata no liquidificador 100 g de creme de leite com 1/4 de um amarrado de salsa fresca lavada. Leve o molho ao fogo, junte uma colher de sopa de queijo parmesão ralado e salgue a gosto.
Sirva com bastante parmesão.

Macarrão com abobrinha e linguiça

Aqueça 1 colher de sopa de óleo, junte 1/2 linguiça picadinha(de qualquer tipo). Refogue até que doure e fique cozida. Junte meia abobrinha picada, tampe a panela e deixe cozinhar por alguns minutos até que fique macia. Salgue a gosto, junte 1/2 colher de chá de alho tostado comprado pronto. Junte com a massa cozida.
Dica: a linguiça pode ser substituída por salame ou presunto.

Maccarão com molho cremoso de bacon (veja a receita completa e com foto aqui)

Adoro essa massa, que é um pouco mais elaborada, mas ainda muito fácil de fazer.  Perfeita para surpreender os amigos!
Em uma panela refogue 30 g de bacon picadinho (1 colher de sopa bem cheia), uma colher de sopa de cebola picadinha e uma colher de sopa de óleo. Deixe o bacon dourar. Se quiser descarte parte da gordura que se formar. Junte 100 g de creme de leite, uma colher de sopa de queijo parmesão e sal a gosto. Junte à massa e acrescente 1/2 colher de chá de raspas de casca de limão(a parte verde), se quiser.


5 comentários:

  1. Andréa:
    como eu gosto muito de massa, vim aqui ver seus molhos. Gostei de todos mas o que me chamou a atenção foram os de queijo. As vezes tenho preguiça de fazê-los durante a semana, por usar o molho branco e então dar mais trabalho. Mas com a sua dica me animei! Vou testar!

    Bjinhus..

    ResponderExcluir
  2. Se em casa só tivesse macarrão instantâneo, com aquele sachê do mal, eu ia preferir comer pão com margarina, que também é ó do borogodó.

    ResponderExcluir
  3. Ótimas sugestões suas.
    Não sou chegada a macarrão instantâneo, como pouquissímas vezes, e nem sempre coloco aquele sachê que vem dentro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. obrigada pelas dicas
    nao gosto de macarrao instantaneo de jeito enhum rsrs

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...