terça-feira, 19 de agosto de 2014

Hortelã - erva do mês de agosto 2014

hortelã
  

Hortelã – Mentha spicata, Mentha piperita – Família: Lamiaceae 

Existem diversas espécies de hortelã. Normalmente chamamos de menta ou hortelã-pimenta as que têm notas de mentol e deixam a boca mais fresca. 

A folha da menta é mais fina e aveludada. Enquanto a hortelã é mais adocicada e tem um toque cítrico. 

É a hortelã que normalmente usamos na cozinha, enquanto a menta é usada na confecção de balas, chicletes e pasta de dentes.


Utilização na culinária
 
Na cozinha ocidental a hortelã é muito usada em doces, mas eu adoro em comida salgada, principalmente com carnes. E na canja não pode faltar! Pode?

É utilizada para aromatizar legumes como cenouras, beterrabas, ervilhas e abobrinha. Combina bem com berinjela, tomate e pepino e em saladas. Veja essa salada de folhas com hortelã.

Combina com molhos variados, principalmente com os feitos a base de iogurte.

Tradicionalmente faz par com carne de carneiro, normalmente em forma de geleia ou molho e também combina bem com frango, porco e vitela. 

É essencial ao tabule e ao quibe. E é adicionada a curries, chutneys e a pratos apimentados para equilibrar os sabores.


Em receitas doces combina com frutas, como em uma boa salada, com sobremesas cremosas e com chocolate, e é muito presente na decoração de pratos. Quem nunca achou uma folhinha em uma sobremesa de restaurante?

Ela entra na composição de muitas bebidas e drinks, chás e sucos de fruta, como o já tradicional suco de abacaxi com hortelã. 

Eu adoro infusão de hortelã bem quentinha para o inverno e gelada no verão.

Os marroquinos adicionam chá verde e açúcar, a hortelã quebra o amargor do chá e a mistura é um ótimo digestivo. Sempre que estou entulhada faço um chá assim e em poucos minutos já posso comer outra vez. Ou podia quando era mais nova! Agora é melhor dormir mesmo.

Antes de usar amasse as folhas para extrair melhor seu sabor.




Hortelã desidratada

A hortelã desidratada é encontrada em mercados e principalmente em Empórios árabes. Ela é vendida em pedaços pequenos por que se quebra com facilidade. Normalmente tem cor verde escura.

Essa hortelã seca tem sabor forte e pungente  e tem poucas notas adocicadas. É a versão preferida em pratos de cozimento longo e com sabores fortes e apimentados. É muito usada na Grécia e no Oriente Médio. Nesses locais ela é usada por escolha e não para substituir a erva fresca.

Junto com outras ervas e temperos aromatiza bolinhos e recheios de carne. Também funciona bem em marinada para carnes.

Ela fica muito interessante se usada em sopas de feijão e lentilha e em ensopados. 

Experimente usar a erva seca como os turcos: ligeiramente refogada na manteiga ou azeite para finalizar pratos como sopas e ensopados de carne.


Armazenamento

Eu gosto de lavar e higienizar a erva fresca, secar e armazenar em potes ou saco plástico fechado. Duram por mais de uma semana na geladeira.


A erva seca deve ser armazenada em potes fechados, longe do calor e umidade.





Um comentário:

  1. Adorei saber tudo isto, amo hortelã mas não conhecia tantas maneiras de usa-la.
    Obrigada pelas dicas.
    Bjs

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...