quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Sementes de girassol - ingredientes

Sementes de girassol


A semente de girassol é uma semente oleaginosa, ou seja, dela se extrai um dos óleos de cozinha mais comuns no mundo todo. Isso muita gente já sabe, mas comer as sementes listradas não é coisa de passarinho? É sim!! Mas a gente também pode aproveitar desse alimento saudável e rico em nutrientes.

As sementes são ricas em fotoesteróis, contém uma boa dose de vitamina E e vitaminas do complexo B, possuem fibras e proteínas, são ricas em minerais como o potássio, cálcio, ferro e selênio e seus óleos são do tipo que fazem bem à saúde. Elas são boas para pele, úteis contra inflamações, ajudam a prevenir doenças do coração e podem aliviar os sintomas da menopausa.

Mas cuidado, elas são calóricas e não devem ser consumidas em excesso!

Na cozinha usamos as sementes sem a casca escura que não é comestível, as sementes sem casca têm a cor bege claro, podendo ser esverdeadas e são essas que aparecem na frente da foto abaixo. Eu compro as sementes descascadas em lojas de produtos árabes ou naturais aqui no Rio de Janeiro. Nunca tentei descascar em casa mas soube que se você tritura-las um pouco em processador a casca vai se soltar, depois deixe de molho em água que a casca vai boiar, aí é só recolher as cascas com uma escumadeira.

Na culinária essas sementes são muito versáteis, podem ser usadas em doces ou salgados, e seu uso é fácil, pense nelas como uma castanha ou noz e dê assas a sua imaginação. Elas ainda tem a vantagem de serem muito mais baratas! O sabor é suave, lembra realmente uma noz, e quando tostada seu sabor se aproxima do amendoim.

As sementes in natura podem ser adicionadas a saladas, podem dar textura a massas, arroz, legumes e carnes. Mas eu prefiro dar uma tostada no forno antes de usar para realçar o sabor. Espalhe as sementes em uma assadeira e asse em forno médio por uns 15 minutos. Elas também podem ser tostadas em micro-ondas, espalhe as sementes sobre um prato, ligue o aparelho por um minuto de cada vez e vá controlando para que não queimem.

Veja como combinaram perfeitamente com meu risoto de abóbora com gorgonzola 

Tostadas e temperadas são um delicioso petisco doce ou salgado.

Tostadas e processadas se transformam em manteiga que pode ser usada para passar no pão ou como ingrediente para fazer biscoitos, tortas, molhos e etc.

Conheça também meu delicioso molho pesto com girassol

Elas podem ainda ser usadas em bolos, biscoitos, pães, panquecas e muito mais. Coloque-as sobre o pão ou bolos como se fosse colocar sementes de gergelim. Moídas como farinha podem ser usadas em confeitaria e panificação.

Receita de bolo de banana coberto com sementes de girassol

Também ficam ótimas no café da manhã, podem ser usadas para fazer granolas, para comer com frutas e com saladas de frutas, com iogurte e até processadas em smoothies ou sucos. Tenho usado no meu suco verde matinal! Para usar as sementes em bebidas deixe-as de molho em água desde a noite anterior, descarte a água do molho, lave as sementes e processe junto com os outros ingredientes.


Sementes de girassol sem casca


As receitas no blog com essas sementinhas já são muitas, procure na lupa ao lado colocando no retângulo a palavra girassol.

As sementes também rendem leite como as amêndoas, já testei mas o leite se separa com facilidade, parece talhado. Nos Estados Unidos a lecitina de girassol é usada para estabilizar a mistura e deixar o leite mais cremoso. Ainda não vi esse produto à venda aqui.

Para fazer o leite deixe 1/2 xícara de sementes de molho em água por 12 horas ou de véspera, descarte a água, lave as sementes e processe com 500 ml de água. Coe em tecido fino e descarte os sólidos. Use a gosto e consuma de imediato.

Os brotos de girassol também são consumidos, mas ainda não experimentei. Conto para vocês assim que tentar, combinado?


Armazenamento

Se possível armazene em geladeira, sempre bem fechadas.


Cuidados

As sementes de girassol quando usadas em confeitaria podem deixar a preparação verde, bem verde mesmo! Veja AQUI o porquê e como evitar.


Você tem alguma dica bacana para usar as sementes de girassol ou uma receita com elas? Envie uma foto da receita pelo instagram usando a hashtag #girassolmania e marcando o @aromasesabores. Se quiser experimentar uma de minhas receitas também vou ficar feliz de ver o resultado, envie a foto, tá?!

A melhor receita ou dica com girassol pode aparecer aqui no blog.


3 comentários:

  1. Minha sogra coloca as sementes (sem a casca) na salada. Fica uma delicia. Super recomendo. Adoro o blog! :)

    ResponderExcluir
  2. nossa amei estas dicas a muitas coisas que agente ainda não sabe obrigada!

    ResponderExcluir
  3. a lecitina do girassol desnatura com a temperatura elevada? alguém sabe me informar?

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...