terça-feira, 15 de março de 2016

Tomilho - erva aromática do mês de março de 2016

Erva tomilho


Thymus vulgaris - família Laminaceae

O tomilho é uma planta nativa do mediterrâneo, onde cresce de forma selvagem. É uma planta rasteira e um pouco feia, para mim parece mato. Seus galhos são meio desengonçados, as folhas são espaçadas e ele não sai muito bem em fotos. Só consegui uma foto melhor para postar quando colhi pessoalmente esses tomilhos das fotos dessa postagem em uma fazenda! 

Existem centenas de variedades de tomilho, com aromas ligeiramente diferentes, as mais conhecidas são o tomilho comum e o tomilho limão. Já tive um pote de tomilho limão seco em casa, ele tem um aroma cítrico delicioso. Em uma outra oportunidade falo sobre ele.

O tomilho comum é muito usado na cozinha da Europa e do Oriente Médio. Ele entra na composição de várias misturas de temperos e de ervas, como o Zaatar. Eu uso na mistura de ervas de Provença.


Utilização  na Gastronomia

O tomilho complementa praticamente qualquer prato feito com carne, principalmente a vermelha. Além de assados, grelhados e ensopados, o tomilho dá um toque especial a carne moída, hambúrgueres, bolos de carne e terrinas. Fica bom no picadinho, no estrogonofe e o bife de cada dia ganha um sabor especial!

Combina com frango e legumes e ensopados de modo geral. Aromatiza muito bem o ratatouille e a caponata.

Combina muito bem com cebolas, cerveja e vinho tinto. Não pode faltar em dois pratos franceses famosos: bouef Bourguignon e no coq-au-vin.

É muito usado em patês, sopas de vegetais, marinadas e embutidos. É usado também em combinação com pimentas vermelhas.

O tomilho também é usado em picles e para temperar azeitonas. É uma ótima erva para ser usada em vinagres e azeites aromáticos.

Quando fresco fica ótimo com peixes.

O tomilho é diferente de outras ervas, ele não perde seus aromas durante o cozimento e quando desidratado seu sabor se acentua.

É uma das ervas de maior durabilidade quando seca, pode durar até 2 anos.


Erva tomilho


Como secar

Trouxe essa quantidade grande de tomilho para o Rio e como não iria conseguir usar tudo, coloquei em micro-ondas por poucos minutos para secar por cima de papel toalha. Ele seca rapidamente e manteve o sabor. Retirei os galhos e guardei as folhas secas em um vidro bem fechado.

Como armazenar

Eu gosto de lavar os galhos frescos, secar, embrulhar em papel toalha e colocar dentro de saco plástico na geladeira.


Para saber mais (em inglês)


Um comentário:

  1. aqui na minha cidade fui comprar muda de tomilho e me ofereceram oregano. fucou uma confusão!! como deferenciar tomilho de oregano?
    pra mim oregano é o qque tem na pezza..

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...