domingo, 31 de julho de 2011

Frango quase Imperial


Receita de filé de peito de frango de forno com um molho cremoso feito com creme de leite, requeijão e leite de coco. Divino!

Aprendi essa receita na aula de Cozinha Imperial da Chef Cris Leite onde ela foi feita com peixe. Como eu não sou muito fã de frutos do mar, tenho a mania de testar receitas de peixe com aves... Havia um franguinho por aqui, leite de coco, muita vontade de fazer algo diferente e pouca imaginação, então não titubeei e não me arrependi. O prato é fácil de fazer e o resultado ficou maravilhoso com frango bem macio e molho sedoso.

Porque "quase imperial"?? Porque não tinha nozes em casa, ingrediente da receita original que dá um sabor e crocância maravilhosos ao prato. Mas ficou tão bom que se não soubesse não teria sentido falta... Quem quiser usar as nozes deve adicionar 1/2 xícara de nozes picadas e ligeiramente tostadas ao molho.

Ingredientes

700 g de filé de peito de frango cortados em bifes
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 cebola média em fatias
50 g de manteiga
1 colher de sobremesa rasa de farinha de trigo
200 ml de creme de leite
1/2 xícara de leite de coco - 120 ml
1/2 copo de requeijão (125 g)
casca de um limão ralada
noz moscda ralada a gosto



Modo de preparo

Tempere o frango com sal e pimenta e reserve.

Refogue a cebola na manteiga até ficar transparente, junte a farinha de trigo e mexa bem refogando um pouco.

Adicione o creme de leite, leite de coco, requeijão e a casca de limão. Deixe ferver, corrija o sal e tempere com noz moscada.

Em um refratário faça uma camada com os bifes de frango. Por cima espalhe o molho distribuindo bem.

Leve o refratário ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 4o minutos ou até o frango estar cozido e macio e o creme dourado por cima.

sábado, 30 de julho de 2011

Blogs de Culinária na revista Gula


Olha gente, que legal!!

Fiquei super surpresa quando me avisaram que o Blogs de Culinária estava na Gula do mês de julho. Demorei para comprar a revista porque ela já estava esgotada aqui perto de casa, mas ontem enfim consegui! Fiquei rindo à toa de ter aparecido na revista e adorei o texto da nota!

Parece que o Blogs de Culinária atrai mais atenção da mídia do que o Aromas e Sabores... :) Preciso me dedicar um pouco mais a ele!

Aproveito para lembrar que o blog tem espaço para cadastro de blogs de Gastronomia, quem ainda não está por lá pode solicitar um link através do e-mail, mas não deixe de ler antes as condições.

Bom fim de semana para todos!

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Uma cozinha da época da bisa - Fazenda Murycana - Paraty RJ


A fazenda Murycana fica perto da cidade de Paraty no Rio de Janeiro, na estrada Paraty-Cunha. É uma fazenda do século XVII onde havia um almabique, que hoje está desativado. Hoje em dia é uma atração turística, tranformaram a sede da fazenda em um pequeno museu e a fazenda tem restaurante, loja com degustação de licores, trilha para caminhada com cachoeira, cavalos, etc.

Fui parar lá meio que por acaso na minha viagem à região no começo do ano, sua descrição não me chamou a atenção mas como passamos na porta resolvi entrar. Me surpreendi, principalmente quando encontrei o que não esperava: a cozinha com todos esses utensílios do tempo da bisa!

No fogão à lenha da foto acima é preparado um cafezinho adoçado com rapadura para os visitantes.


Olhe que graça a estante acima com os bules coloridos.


Panelas, tachos, moedores diversos, moringas...


A foto abaixo é a parte externa da casa grande onde fica o museu, que tem também peças variadas como ferros de passar roupa, móveis, objetos de decoração, armas, telefones, etc.


Abaixo, o antigo alambique onde fica a lojinha. Antigamente era a senzala!

Infelizmente tive pouco tempo e não pude explorar a natureza e a cachoeira!! Uma pena!


Quer conhecer? Veja mais informações aqui.

O local tem estacionamento e cobra uma pequena taxa de entrada.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Canjica extra cremosa aos três leites


Canjica, ou munguzá, bem macia e muito cremosa preparada com leite de coco, leite condensado e creme de leite e servida quentinha. Quem aceita?

Gosto de canjica bem macia, doce e com caldo abundante e consistente, pois o grão de milho para mim não tem graça nenhuma... Essa versão ficou deliciosa!

Porque ela não leva leite de vaca? Porque minha amizade com o leite não é para qualquer hora. Mas se quiser adicione e faça uma canjica aos 4 leites! Para mim não fez falta nenhuma...

Ingredientes

500 g de milho branco para canjica
1 pau de canela
3 cravos-da-índia (ou a gosto)
500 ml de leite de coco
2 latas de leite condensado
200 ml de creme de leite
300 g de açúcar (ou a gosto)



Modo de preparo

Deixe o milho de molho em água por no mínimo 4 horas. Acho mais prático deixar de molho de véspera. Escorra e descarte a água do molho.

Coloque o milho em uma panela de pressão com o pau de canela e os cravinhos. Cubra de água deixando uns 4 dedos acima do milho. Cozinhe por aproximadamente 1 hora e meia ou até ficar muito macio.

Acrescente o leite de coco e o leite condensado. Misture bem, prove e adicione o açúcar a gosto. Eu gosto da canjica bem doce.

Deixe cozinhar por mais 15 minutos em fogo baixo e adicione o creme de leite mexendo bem.

Sirva quente!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Sopa cremosa de couve-flor em duas versões


Sopa cremosa de couve-flor com queijo minas padrão e também em versão ao curry.

Mais uma sopinha para você se aquecer neste inverno! Eu nunca havia provado sopa de couve-flor, na verdade não sou assim tão fã do legume... Mas com a couve na época, bonitas e bem grandes tive que me proporcionar uma prova!

Gostei mas não amei, por isso adicionei uma dose extra de queijo na minha! Em uma parte da sopa coloquei curry, que deu um toque extra de sabor e cor.


Ingredientes


3 dentes de alho amassados
1 colher de sopa de manteiga
1 couve-flor bem grande cortada em floretes
500 ml de leite
200 ml de água ou caldo de legumes
sal e noz moscada a gosto
100 g de queijo minas padrão ralado ou outro de sua preferência
1 colher de sopa de curry em pó ou a gosto (opcional)

Modo de preparo

Refogue o alho na manteiga até começar a dourar.

Adicione a couve-flor, o leite, a água e o sal a gosto. Deixe cozinhar em fogo brando até que a couve esteja macia. Deixe esfriar um pouco.

Transfira a sopa para um liquidificador e processe até que se transforme em um creme liso. Se necessário acrescente mais leite para que a consistência fique a seu gosto. Ela vai variar de acordo com o tamanho da couve usada.

Volte com a sopa para a panela, acrescente o queijo e aqueça a sopa até o queijo derreter. Corrija o sal e tempere com noz moscada.

Caso queira utilizar o curry, toste-o por alguns minutos em fogo brando e em frigideira seca até que emita aroma. Adicione na sopa e mexa bem.

sábado, 23 de julho de 2011

Quitutes by Aromas e Sabores na festa junina


Sábado passado participei de uma festa junina beneficente com renda revertida para a Operação Sorriso que opera gratuitamente crianças com lábio leporino. Quem organizou o evento foi a Flávia do blog Gulab, vejam no blog dela como foi o evento que além de dinheiro arrecadou uma mesa lotada de mantimentos com 408 kg no total!

Eu levei para serem vendidos madeleines de limão e lavanda, financier de amendoim, os biscoitinhos de canela, biscoitos de amendoim e muffin de cenoura com canela.

As madeleines e os biscoitos de canela fizeram o maior sucesso!


Não ficaram lindos meus embrulhinhos?

A festa foi uma delícia, as pessoas não paravam de chegar com comida boa!! E eu, obviamente, tive que conferir cada uma delas! Ai, ai...

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Onde Comer no Rio?


Nessa nova coluna eu mostro e falo um pouco dos lugares aqui no Rio de Janeiro onde gosto de comer, seja um restaurante, sorveteria, padaria, bar, lanchonete, etc.

Utensílios de cozinha


Veja nessa coluna os utensílios de cozinha, como são usados e minha opinião sobre eles.

Cozinha Fácil


A ideia da coluna Cozinha Fácil é apresentar receitas simples de preparar, sejam doces ou salgadas, mas feitas com poucos ingredientes e que possam ser encontrados na maioria dos mercados do pais. Vamos cozinhar?

Dicas de culinária


Veja as dicas variadas já publicadas no Aromas e Sabores, clique na imagem para ver as postagens


Aromas e Sabores do Mundo


Veja nesta coluna os lugares por onde passei com dicas de mercados, produtos, restaurantes e tudo de saboroso que fui encontrando pelo meu caminho.


Aromas e Sabores da Califórnia - Feiras livres, cogumelos, queijos, sanduíches imensos e muitas guloseimas

Aromas e Sabores do Pará - frutas diferentes, mercado do açaí, peixes e tudo de maravilhoso que a região amazônica oferece

Aromas e Sabores do Rio de Janeiro - veja as feiras e locais de interesse gastronômico aqui do Rio de Janeiro, minha cidade!

Aromas e Sabores de Nova York - essa cidade tem muito a oferecer! Lojas fantásticas, mercados típicos, guloseimas, Chinatown, etc.

Aromas e Sabores do Colorado - veja aqui o que comi de bom nesse lindo estado americano

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Madeleines de limão e lavanda


Madeleines douradinhas e aromatizadas com limão e lavanda!! Uma tentação.

Acho que já falei aqui que amo madeleines e mini bolinhos. Para quem adora, como eu, a parte da casquinha/cantinho do bolo, o formato da madeleine é perfeito.

Foi a primeira vez que fiz com flores de lavanda, ficou ligeiramente perfumada, sem exagero.



Ingredientes

2 ovos inteiros
2/3 de xícara de açúcar
2/3 de xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de raspas de limão
1/2 colher de chá de lavanda desidratada moída
100 g de manteiga derretida

Modo de preparo

No liquidificador bata o açúcar com as flores de lavanda até que elas fiquem trituradas.

Bata os ovos inteiros (claras e gemas juntas) com o açúcar até ficarem bem esbranquiçados e espessos.

Adicione a farinha de trigo peneirada e as raspas de limão misturando delicadamente.

Junte a manteiga derretida e misture bem.

Leve a massa à geladeira por 30 minutos. Retire, mexa a massa com uma colher. Isso mesmo, pode mexer!

Coloque a massa nas forminhas untadas e asse em forno médio pré-aquecido por 8 a 12 minutos ou até dourarem. Cuidado que elas douram rapidamente, principalmente nas bordas.

obs
Existem diversos tamanhos de formas para madelienes, algumas de metal e outras de silicone. A da foto, que eu uso, é pequena e fica no forno por mais ou menos 8 minutos.
Se você não tem forma específica pode usar a receita para fazer mini bolos em formas de muffins ou de empada.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Entrevista Coletiva Blogga Rio - com Laura do Blog Comer comer

Esta entrevista faz parte da ação Blogga Rio Entrevista onde cada blogueiro carioca entrevista um colega e é entrevistado por outro. Gostou? A ideia é integrar melhor os blogs de Gastronomia do Rio de Janeiro e fazer com que os leitores nos conheçam melhor.

Eu fui entrevistada pela Maura do blog Trainee de Cozinheira, dê uma passada por lá!

O Aromas e Sabores apresenta a Laura, jornalista e estudante de Gastronomia, que escreve o blog Comer Comer.



Quando descobriu seu interesse pela culinária e aprendeu a cozinhar?


Desde que me lembro estou na cozinha rodeando minha mãe ou minha vó. Naturalmente veio o primiero pedido para ajudar aqui e ali, e quando já tinha idade suficiente, comecei a experimentar por conta própria. Até decidir que queria estudar gastronomia, tudo veio de forma natural e por tentativa e erro. Acho que é a melhor maneira, né? Colocar a mão na massa e ganhar experiência e feeling na coisa.

Você se lembra qual a comida que fez na vida e como ficou?

A primeira que me lembro foi um bolo formigueiro, que fiz do início ao fim por volta dos 8 anos de idade. Falei para minha mãe que queria fazer um bolo e ela me deu a receita e me ajudou nos princípios básicos. Mas minha mãe nunca teve muita paciência para ficar em cima mostrando o passo-a-passo. Ela me disse em linhas gerais o que eu tinha de fazer, e foi fazer outra coisa. O bolo ficou ótimo e isso me encorajou a começar a tentar por conta própria. Logo estava vendo programas de culinária e tentando reproduzir sozinha o que via na telinha.

Quando e porque você iniciou o Comer Comer?

Comecei diria que tardiamente no início de 2011. Eu simplesmente sou uma apaixonada por gastronomia e meus amigos e família sempre me incentivaram a trabalhar o tema de alguma forma. O blog surgiu para dar vazão às coisas que aprendo e para ensinar o pouco do que sei, já que é um formato fácil de começar e que aceita milhões de possibilidades.

Qual sua maior motivação para continuar escrevendo o blog e o que lhe desmotiva?

Minha maior motivação é interna. Depois que cemecei minha cabeça ferve com tantas possibilidades de abordagem sobre o tema. e como o blog começou a crescer, vi que alguma coisa interessante estava fazendo para atrair as pessoas, Isso me deu mais força de continuar a dividir meu caminho com a comida.

Se tivesse que se isolar em uma ilha deserta com somente 5 ingredientes quais escolheria e por quê?

Sal, pimenta, azeite, mel e shoyu. São ingredientes básicos que dificilmente conseguiria na ilha, e capazes de transformar os insumos. E se possível acrescentaria uma caixinha de fósforos à lista, rs.

Qual seu maior sonho gastronômico?

Olha, o maior sonho de verdade é viver de gastronomia, para poder experimentar mais e mais coisas desse universo. Se tivesse que escolher algo mais concreto, talvez seria um jantar no El Bulli. Como o restaurante está fechando suas portas esse mês, dá uma certa dor-de-cotovelo não conhecer o local que puxou os últimos 10 anos de história culinária.

Você é publicitária e estuda Gastronomia... Quais seus planos para quando terminar o curso? Pretende trabalhar na área, mudar de profissão?

Não existe um plano concreto. A faculdade veio como uma maneira de aprofundar meus conhecimentos, embasar mais o que faço no dia-a-dia e abrir caminhos dentro do tema. Se isso vai me dar uma nova profissão de cozinheira, ainda não dá para saber.

Você é uma pessoa sortuda que tem a oportunidade de estar entre o Rio de Janeiro e São Paulo. Quais as características gastronômicas dessas duas cidades que você mais aprecia?

Por mais que eu ame o clime descontraído do Rio de Janeiro, nenhuma cidade brasileira consegue chegar perto de São Paulo em variedade e serviço. Isso é muito inspirador em Sampa: poder comer quase qualquer coisa que te der vontade. O que acho que o Rio ainda faz melhor é oferecer aquele clima de almoço preguiçoso com os amigos, onde nenhum garçom fica te apressando a pedir a sobremesa, o café, a conta. No Rio você pode chegar à 5 da tarde em um restaurante e só levantar 10 da noite, e não tem nada melhor que reunir quem você gosta ao redor de uma mesa, né?


Não deixe de dar uma conferida nos outros blogs participantes:

Frango com Pequi - http://www.frangocompequi.com.br

Panela do Muniz - http://paneladomuniz.blogspot.com

Miss strudel - http://danistrudel.blogspot.com

Sabor em Si - http://regina-receitas.blogspot.com

Receitas diahs - http://receitasdiahs.blogspot.com

Cozinha Santa - http://cozinhasanta.blogspot.com

Raiz de Gengibre - http://www.raizdegengibre.com

Moça do brigadeiro - http://mocadobrigadeiro.blogspot.com

André Leite - http://andreleitegastronomia.wordpress.com

Moda Gourmet - http://www.modagourmet.com

Comida X língua portuguesa


Gente,
Recebi este texto hoje por e-mail e achei interessante e engraçado, por isso copio ele aqui na íntegra.
Pergunta
Alguém sabe me explicar, num português claro e direto, o que quer dizer a expressão ‘no frigir dos ovos’?
Resposta
Quando comecei, pensava que escrever sobre comida seria sopa no mel, mamão com açúcar. Só que depois de um certo tempo dá crepe, você percebe que comeu gato por lebre e acaba ficando com uma batata quente nas mãos. Como rapadura é doce mas não é mole, nem sempre você tem idéias e pra descascar esse abacaxi só metendo a mão na massa. E não adianta chorar as pitangas ou, simplesmente, mandar tudo as favas.

Já que é pelo estômago que se conquista o leitor, o negócio é ir comendo o mingau pelas beiradas, cozinhando em banho-maria, porque é de grão em grão que a galinha enche o papo.

Contudo é preciso tomar cuidado para não azedar, passar do ponto, encher lingüiça demais. Além disso, deve-se ter consciência de que é necessário comer o pão que o diabo amassou para vender o seu peixe. Afinal não se faz uma boa omelete sem antes quebrar os ovos.

Há quem pense que escrever é como tirar doce da boca de criança e vai com muita sede ao pote. Mas como o apressado come cru, essa gente acaba falando muita abobrinha, são escritores de meia tigela, trocam alhos por bugalhos e confundem Carolina de Sá Leitão com caçarolinha de assar leitão.

Há também aqueles que são arroz de festa, com a faca e o queijo nas mãos, eles se perdem em devaneios (piram na batatinha, viajam na maionese...etc.). Achando que beleza não põe mesa, pisam no tomate, enfiam o pé na jaca, e no fim quem paga o pato é o leitor que sai com cara de quem comeu e não gostou.

O importante é não cuspir no prato em que se come, pois quem lê não é tudo farinha do mesmo saco. Diversificar é a melhor receita para engrossar o caldo e oferecer um texto de se comer com os olhos, literalmente.

Por outro lado se você tiver os olhos maiores que a barriga o negócio desanda e vira um verdadeiro angu de caroço. Aí, não adianta chorar sobre o leite derramado porque ninguém vai colocar uma azeitona na sua empadinha não. O pepino é só seu, e o máximo que você vai ganhar é uma banana, afinal pimenta nos olhos dos outros é refresco.

A carne é fraca, eu sei. Às vezes dá vontade de largar tudo e ir plantar batatas. Mas quem não arrisca não petisca, e depois quando se junta a fome com a vontade de comer as coisas mudam da água pro vinho.

Se embananar, de vez em quando, é normal, o importante é não desistir mesmo quando o caldo entornar. Puxe a brasa pra sua sardinha que no frigir dos ovos a conversa chega na cozinha e fica de se comer rezando. Daí, com água na boca, é só saborear, porque o que não mata engorda.
Desconheço o autor - não tinha autor no e-mail, quem souber de quem é o texto por favor me fale!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Cozinha Fácil - arroz colorido


Arroz colorido com cenoura, presunto, ovo e castanha temperado com shoyu, mirim e salsa.

Saboroso, fácil de fazer e ainda é uma ótima receita para aproveitar as sobras de arroz que encalharam na geladeira. Você ainda pode fazer com os ingredientes que quiser ou tiver à mão. Não é perfeito para variar o cardápio do dia-a-dia?

Apesar do arroz ter origem oriental eu gosto com qualquer proteína, um franguinho básico ensopado ou assado, carne assada...

Ingredientes

2 xícaras de arroz branco cozido
1 colher de sopa de óleo
1 ovo
100 g de presunto picado
1 cenoura pequena ralada
1 colher de sopa de castanha do caju picada e tostada
1 colher de sopa de shoyu
1 colher de sopa de saquê mirim
1 colher de chá de óleo de gergelim tostado
Salsa ou cebolinha fresca picada a gosto
Sal a gosto

Modo de preparo do arroz

Aqueça o óleo e prepare um ovo mexido.

Quando o ovo estiver pronto, acrescente todos os ingredientes com exceção do arroz e da salsa e misture bem.

Junte o arroz e deixe no fogo mexendo de vez em quando até aquecer. Corrija o sal, se necessário.

Acrescente a salsinha, misture e sirva em seguida.

Que tal um franguinho chinês para acompanhar o arroz? Ou uma carne com brócolis?

domingo, 17 de julho de 2011

Sorvete caseiro de morangos frescos - e o iogurtinho se transforma


Sorvete caseiro e natural feito em casa com morangos frescos, muito creme, leite condensado e iogurte para um toque genial!

Esse sorvete foi uma tentativa de fazer a surpreendente receita de iogurtinho da Rachel do blog Quitutes que pude provar no I Blogga Rio. A receita dela leva suco em pó, como sou alérgica a corantes resolvi testar com morango fruta, mas a textura desandou. Não me apavorei nem titubeei por um segundo sequer e levei o "doce" ao congelador!

Ficou tão maravilhoso que me aventurei a tomar o sorvete na cama debaixo de várias cobertas, já que na semana em que fiz o frio do inverno estava no seu alge! O sorvete acabou rapidinho e sem ajuda... Mais uma daquelas receitas viciantes que vou demorar para repetir!

(In) felizmente a época do morango é no inverno. Mas não se deixe intimidar, seu edredon vai gostar de sua presença!


Ingredientes

1 caixa de morangos maduros - 300 g
2 latas de creme de leite sem soro
1 lata de leite condensado
1 pote de iogurte natural

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Caso você tenha sorveteira é só colocá-lo lá!

Se não tem como eu leve o sorvete ao freezer/congelador por aproximadamente 1 hora. Retire e bata no liquidificador outra vez para destruir parte dos cristais de gelo que se formaram. Leve o sorvete outra vez ao freezer até congelar.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Sanduíches de carne moída e queijo


Sanduíche quente de pão árabe com carne moída, queijo minas padrão e tomate. Temperado com páprica, cominho e salsa. Uma refeição completa e fácil de fazer com carne já pronta!

Muita gente tem preconceito com carne moída mas eu adoro! E como de todos os jeitos, mas no pão nunca tinha experimentado. Com exceção de hambúrgueres, claro! Quando vi uma postagem no blog da Flávia fiquei imaginando que deveria ser muito bom, porque não? Aqui no Rio nunca vi um lanche assim...

Na primeira vez coloquei a carne com queijo derretido em pão francês, ficou ótimo!

Mas resolvi dar uma incrementada e preparei o sanduba dessa postagem com inspiração mexicana, ficou divino e vou comer sempre que a carne moída olhar para mim de dentro da geladeira!


Como fazer? Muito fácil!

Corte o pão árabe ao meio, recheie com o queijo de sua preferência e cubra com carne moída já pronta. Turbine com uns pedaços de tomate e tempere com párpica, cominho e salsa fresca a gosto ou com os temperos de sua preferência.

Coloque o sanduíche na chapa, grill ou até mesmo em uma frigidiera ou forno e toste o lanche até que o queijo derreta e o pão fique crocante.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Biscoitinhos de canela


Biscoitos caseiros e crocantes temperados com canela. Para acompanhar chá, café ou chocolate quente. Quem resiste?

Eu raramente como biscoitos industrializados por isso de vez em quando faço-os em casa. Não são muito melhores?? Essa receita é muito boa e achei no blog Eternos Prazeres, só troquei o tempero e parte do modo de fazer.

Ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo - 280 g
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de fermento químico em pó
1 colher de chá de canela em pó
140 g de manteiga sem sal amolecida
1 ovo
1 gema
1 xícara de açúcar - 200 g
1 colher de chá de extrato de baunilha
açúcar de confeiteiro e canela em pó extra para polvilhar nos biscoitos

Modo de preparo

Misture a farinha com o sal, fermento e a canela e reserve.

Misture a manteiga com o ovo, a gema, o açúcar e a baunilha e mexa bem até formar uma pasta. Se quiser utilize a batadeira.

Junte a mistura de secos à mistura de manteiga e misture bem sem sovar até que a massa fique uniforme.

Se a massa estiver muito mole leve-a à geladeira por aproximadamente 15 minutos. Retire e faça dois rolos com 2 a 3 cm de diâmetro, embrulhe em plástico ou filme e guarde na geladeira por 2 horas ou até que fique dura o suficiente para cortar.

Retire os rolos de massa da geladeira e corte-os em fatias finas para formar o biscoito. Disponha-os em assadeira untada com manteiga e bem separados uns dos outros. A receita leva fermento, o biscoito vai crescer e se esparramar um pouco.

Asse-os em forno médio pré-aquecido por aproximadamente 20 minutos ou até que dourem a gosto. Fique de olho, uma vez assados douram muito rapidamente.

Solte os biscoitos da assadeira com uma espátula com eles ainda quentes. Deixe-os esfriar um pouco e transfira-os para uma grade (caso tenha) ou para um prato.

Polvilhe-os com açúcar de confeiteiro misturado com canela.

Deixe os biscoitos esfriarem e guarde em pote hermético caso sobre algum!!


quarta-feira, 13 de julho de 2011

Cozinha fácil - Doce de maçã de forno


Fatias de maçãs cobertas com uma camada de leite condensado e gemas e outra de suspiro!

Suspirou?

Esse doce de maçã é uma sobremesa facil de fazer, usa poucos ingredientes e daqueles que você encontra em qualquer despensa. Na falta de maçãs pode ser feita com outra fruta como o abacaxi, mas ainda não experimentei... É super amiga da TPM, sabe quando bate aquela vontade de comer um doce e você não sabe o que fazer? Então! Além de tudo leva maçãs que tem fibras e vitaminas para aliviar a consciência! A receita antiga é de uma amiga que não é muito fã de frutas...

Um aviso: o doce é doce mesmo!

Ingredientes

4 maçãs em fatias (usei a gala, mas a verde dá um sabor especial pela acidez)
1 lata de leite condensado
1 colher de chá de baunilha
2 ovos separados
4 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo

Bata as claras em neve com o açúcar e reserve.

Misture as gemas com o leite condensado e a baunilha e reserve.

Arrume as maçãs em um refratário, cubra com a mistura de leite condensado e por cima espalhe o suspiro.

Leve o doce ao forno até o suspiro dourar.

Eu gosto do doce gelado, mas se você não aguentar esperar pode comer quente também!

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Filé de frango à rolê


Rolinho de frango recheado com pimentão, bacon e tomate seco cozido no vinho branco com cebolas e páprica e finalizado com creme de leite! Um arraso!

Deve ter ficado muito boa a receita mesmo porque durante o preparo uma abelhinha que estava sobrevoando a panela não titubeou e mergulhou rapidamente de cabeça no molho! Sorte que eu estava observando e pude evitar que seu cadáver se tornasse parte do tempero...

Quando criança eu comia muito bife à rolê de carne ou braciola, que chamavámos carinhosamente de camundongo! O nome não sei de onde veio, talvez tenha sido uma invenção de minha avó para atrair os olhares de uma criança chata que não gostava de comer...

Foi somente há pouco tempo atrás que vi uma receita de rolê de frango e achei o máximo! Como nunca tinha provado ou feito isso antes? Então preparei a minha versão incrementada cuja receita está abaixo para você.


Ingredientes do tempero e recheio para o frango

6 filés de peito de frango pequenos (sem osso e sem pele)

2 dentes de alho amassados
sal e pimenta-do-reino a gosto
1/2 colher de sopa de azeite
1/2 colher de sopa de vinho branco
1/2 colher de chá de páprica
6 tiras de pimentão verde
6 tomates secos macios
6 tiras de bacon
12 palitos para prender

Ingredientes para cozinhar o rolinho

1 colher de sopa de azeite
1/2 colher de sopa de manteiga
1 cebola grande cortada em fatias
1/2 xícara de vinho branco seco
1/2 xícara de caldo de frango (ou água)
2 colheres de chá de páprica a sua escolha
200 g de creme de leite (fresco, em lata ou caixa)
12 palitos para prender

Modo de preparo

Bata nos filés de frango com um martelo de carnes para que a fatia fique mais fina. Se seu filé for muito grosso, divida ao meio faznedo dois filés.

Tempere o frango com sal, pimenta, o alho amassado e o azeite e vinho do tempero. Deixe marinar por 30 minutos.

Dentro de cada filé coloque uma fatia de pimentão, uma de bacon e um tomate seco e enrole como um rocambole. Prenda cada pedaço com dois palitos.

Em uma panela derreta a manteiga e o azeite e doure os rolinhos de frango de todos os lados.

Descarte o excesso de gordura que está na panela e junte a cebola. Deixe dourar um pouco.

Junte o vinho, o caldo de carne e a páprica, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo brando até o frango ficar macio e cozido. O meu demorou uns 20 minutos.

Abra a panela e reduza um pouco o caldo, se necessário. Acrescente o creme de leite, misture bem e aqueça. Caso esteja usando creme de leite de caixa ou lata não deixe ferver para que não talhe.

O frango combinou muito bem com massa, mas sirva com o acompanhamento que quiser!

sábado, 9 de julho de 2011

Utensílios fofos - colheres sorriso coloridas


Comprei essas colheres em uma viagem aos Estados Unidos faz um tempo, mas só outro dia pensei em mostrar para vocês... Não são lindinhas? Em cores vibrantes e ainda com carinha!

Não resisti e me agarrei com elas na loja, são vendidas em um conjunto com 5 unidades uma de cada cor. Como joguei a embalagem fora não sei a marca dessas minhas, mas procurando por aí descobri que as "smile spoons" são produzidas por alguns fabricantes, entre eles a Zak Designs, que vende pela Amazon.

São bem fortes e dá para mexer uma panela média com elas tranquilamente. Eu uso pouco, fico com peninha...

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Sopa de batatas com cebola e provolone


Sopa de batata cremosa feita com bastante cebola e um toque de provolone. Delícia para aquecer você nesse inverno.

Eu pretendia preparar uma sopa de batata com cebola e bacon quando abri o congelador e o provolone perdido por ali me olhou fixamente nos olhos... Esqueci o bacon na hora e resolvi inovar!

Gente, minha sopitcha ficou ótima!

Ingredientes

1 cebola grande em fatias
1/2 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite
3 batatas médias sem casca e cortadas em pedaços grandes
800 ml de caldo de legumes ou de frango
1 folha de louro
1 raminho de tomilho fresco (ou outra erva a gosto)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
100 g de provolone em cubos ou pedaços pequenos

Modo de preparo

Refogue a cebola na manteiga e no azeite até dourar.

Adicione as batatas, o louro e tomilho e o caldo. Tempere com sal a gosto.

Deixe cozinhar até as batatas ficarem macias.

Retire a folha de louro.

Adicione o provolone. Deixe a sopa esfriar um pouquinho.

Bata a sopa ainda quente no liquidificador ou mixer de mão até ficar bem lisa e o queijo ficar bem incorporado.

Para a foto decorei a sopa com páprica, a especiaria do mês de junho, e salsinha.

Está servido?

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Salsa X Coentro - as diferenças entre a salsa e coentro


Dúvida na hora de comprar salsinha? Você confunde com o coentro? Depois dessa postagem você não vai mais errar!

Sei que a maioria de vocês está rindo do post, afinal para quem cozinha coentro e salsa são produtos completamente distintos! Mas ninguém nasce sabendo e eu também, uma dia, já confundi os dois!

Isso faz muito tempo, mas me lembro como se fosse hoje. Eu ia ao mercado e ficava igual barata tonta, olhava pra uma, olhava para o outra e as ervas pareciam iguais! Minha vergonha me impedia de perguntar a alguém e muitas vezes chegava em casa de mãos vazias! Minha mãe ficava indignada e falava "minha filha é só cheirar"! Eu cheirava e é claro que os aromas são distintos, mas qual é qual??

Uma nova descoberta me fez não errar mais: aqui no Rio a salsa é vendida junto com a cebolinha formando nosso cheiro verde, era só comparar a erva com a que estava no cheiro verde e pronto! Mas as diferenças ainda estavam turvas em minha mente.

O engraçado é que perguntava às pessoas e ninguém sabia me explicar de forma objetiva! Até que por encanto, não sei precisar o momento exato, eu aprendi a lição! Hoje olho para os temperos e com muito alívio posso dizer que são completamente diferentes! Mas sempre me acho uma idiota por ter conseguido confundir coisas tão distintas.

Outro dia ajudei uma senhora que não sabia qual era a hortelã! Me senti super aliviada porque hortelã nunca confudi, seu cheiro lembra as balas que eu comia em excesso na infância...




Vamos ao cheiro?

A salsa tem aroma mais cítrico com notas de anis e limão. Quando o maço está inteiro tem cheiro bem suave, ao macerar as folhas ou talo o aroma se revela.

O coentro tem um aroma penetrante e herbáceo que pode ser agradável pra uns lembrando grama, ou ser repugnante para outros que acham seu cheiro parecido com o do percevejo ou inseto.

Hoje entendo a indignação de minha mãe que não gosta de coentro e achava que eu deveria reconhecê-lo pelo cheiro, mas para mim o aroma não é ruim!

Para sentir melhor o aroma amasse uma folhinha ou parte do talo com as unhas como se fosse cortar e leve ao nariz.




Apesar de não ser perceptível nas fotos o coentro é normalmente de cor um pouquinho mais clara. E para mim o coentro está sempre mais fosco, seu verde é menos vibrante do que o da salsa. Talvez por ser mais perecível e raramente estar bem fresco no mercado.




Os raminhos acima são parecidos, mas olhe abaixo a diferenças nas folhas. Mas não se deixe enganar pelo tamanho das folhas, já comprei as duas ervas de tamanhos dos mais variados!




Reparem que a folha do coentro é mais arredondada e tem cortes mais juntos e pequenos. A salsa é mais alongada, quase formando um triângulo e os cortes são maiores e mais separados.




A melhor dica eu acho que é a da raiz! De modo geral o coentro é vendido com a raiz e a salsa sem. Olhando assim não dá para errar, dá?

Atenção: usei para as fotos dessa postagem o coentro vendido no Rio de Janeiro. Já vi algumas fotos de coentro que são mais parecidos com a salsa. Neste caso treine seu olfato!

Perca a vergonha e me conte: algum dia já confundiu os dois? E como conseguiu diferencia-los?

terça-feira, 5 de julho de 2011

Índice de Receitas de Bebidas


Sucos verdes
Bebidas alcoólicas / Batidas / Drinks

Bebidas com sorvete

Bebidas Quentes

Índice de Receitas Salgadas



Saladas 
Salada de feijão fradinho com bacalhau
Salada de feijão com legumes e molho pesto 
Salada maluca

Complementos para saladas, etc.

Saladas com massa
Salada mista completa
Salada de folhas com queijo minas e castanha 
Salada de folhas com grão-de-bico
Salada de folhas com maçã, brie e castanha
Salada de folhas com morangos de queijo feta
Salada com folhas com bacon, frango e abacate

Petiscos frios e itens para mesa de frios (veja também meu outro blog onde publico receitas para festas)
Chips de salame - salame crocante
Mussarela de búfala temperada
Guacamole
Mix temperado de amendoim e passas com sementes de girassol
Petisco salgado de sementes de girassol com páprica

Petiscos quentes
Mofongo - croquetes de banana com carne de porco
Rolinhos de frango tailandês
Trouxinha de frango e castanha de caju
Guioza de frango (trouxinhas japonesas)
Bolinho de fruta pão com queijo e presunto
Bolinho de bacalhau com fruta-pão

Sanduíches / lanches quentes
Pão ouriço ou sanduíche recehado no formato da cebola do outback
Pão ouriço com salame, queijo e salsa
10 receitas de queijos quentes especiais
Queijo quente de três queijos
Misto quente de waffles
Sanduíche de carne moída e queijo
Sanduíche de carne louca com tomate seco e amendoim
Sanduíche de pernil com molho barbecue
Pernil de porco desfiado com molho barbecue para sanduíche
Sanduíche de frango com queijo e molho de mel e mostarda
Burrito de café da manhã - com ovos e legumes
Sanduíche de queijo brie com pesto e blanquet 
Sanduíche de linguiça com alho poró e cream cheese
Sanduíche de linguiça com gorgonzola 
Pão como ovo light
Sanduichão de forno com queijo e presunto 
Pizza de pão árabe light 
Tapioca de queijo brie com geleia
Waffles integrais com queijo minas
Torrada Petrópolis com queijo
Bruscheta com molho pesto e legumes

Hambúrgueres
Hamburguer recheado com gorgonzola e Parma crocante
Hambúrguer de carne e castanha de caju
Hamburguer de frango light e saboroso 
Hambúrguer de carne de boi light feito com legumes 
Mini hambúrgueres com cebola
Wrap de peito de peru com queijo, tomate e manjericão
Sanduíche de blanquet peru com abacate e tomate
Sanduíche com pasta de pernil assado
Mini sanduíche de pernil com chutney de manga
Sanduíche de rosbife com chutney de manga

Sopa de ervilha quase light
Sopa cremosa de tomate fácil e rápida
Sopa de frango com legumes e couve
Sopa de canjica com frango
Sopa de legumes simples com alho e salsa
Sopa de legumes com funghi seco
Como variar uma sopa de legumes
Sopa de batatas com cebola e provolone 
Sopa de batata com frango e alho poró 
Sopa de inhame simples
Sopa de inhame com curry
Sopa de batata com abobrinha
Sopa de batata baroa com bacon e baunilha
Sopa cremosa de couve-flor em duas versões
Cabelinho de anjo com frango à moda indiana

Coxas de frango assadas fácil com tempero simples e caseiro
Coxas de frango assadas ao pesto de sálvia
Coxas de frango assadas com cerveja
Coxas de frango assadas com alho e ervas
Coxas de frango assadas com tempero char sui
Frango assado com molho de mel e mostarda 
Frango assado com laranja e lavanda
Frango assado com laranja, mel e gengibre
Frango inteiro assado fácil
Ave de festa de Natal assada com ervas fácil
Frangão assado com mostarda
Frango tandoori
Frango ao curry e ervas
Frango com tomate e mostarda
Frango ao alho e cebola
Frango na cerveja com cebola e sálvia
Cozido de frango light
Frango ao zaatar
Frango ensopado com batatas
Frango ao vinho tinto - Coq-au-vin
Frango com cenoura fácil feito na panela de pressão

Filé de peito de frango
10 ideias diferentes para temperar um frango grelhado
Filé de petio de frango fácil feito na panela de pressão
Filé de frango à rolê
Filé de frango ao molho de nozes
Filé de frango fácil com molho de maionese
Filé de frango com molho cremoso de pinhões e cebola
Filé de frango de forno com leite de coco
Filé de frango Diane - ao molho cremoso
File de frango com laranja ácida
Filé de frango ao molho pesto de tomate seco
Filé de frango ao mel, limão e gengibre
Filé de frango ao molho de passas e nozes
Filé de peito de frango à milanesa
Frango empanado sem glúten
Frango empanado ao forno
Frango empanado com coco
Frango recheado com cebola e queijo
Frango ao mole poblano com polenta
Frango à parmeggiana light
Frango com molho pesto e queijo gratinado

Filé de frango em pedaços, cubos ou picadinho
Estrogonofe diferente (frango com pimentão e cachaça)
Frango com catupiry, alho e limão
Frango ao creme de catupiry e crocante de parmesão
Frango ao molho de quatro queijos
Frango com brócolis de molho branco
Frango xadrez 
Frango indiano com leite de coco
Frango cremoso com queijo, cachaça e sálvia
Frango ao leite de coco com molho pesto
Frango com orégano tostada
Frango chinês de 3 xícaras
Frango chinês ao alho, limão e pimenta
Frango ao alho e limão
Frango Tikka Masala (em molho cremoso de tomate e castanha)
Frango com legumes mediterrâneo
Curry de frango tailandês panang
Frango ao curry com sementes de girassol
Isca de frango com tomate seco
Espetinhos de frango suculentos para churrasco ou forno
Frango em cubos com molho agridoce
Bobó de frango
Frango com manga, pimentão vermelho e especiarias
Frango ao creme de castanha de caju - sem lactose

Frango  moído
Bolo de frango nutritivo
Bolo de frango funcional com chia e linhaça
Quibe de frango ao forno com amêndoas 
Almôndegas de frango
Carne moída de frango com manjericão
Bolo de frango com inhame e abobrinha - sem glúten e sem lactose

Carne de boi
Picadinho com tempero tandoori e purê de banana
Escondidinho de carne seca com aipim e gorgonzola
Escondidinho de carne moída com purê de batatas
Escondidinho de filé com tomate seco e aipim

Filé mignon
Receitas com carne de boi moída
Tacos de carne
Carne de porco - tender e pernil
Mofongo - croquetes de banana com carne de porco
Pozoles - ensopado/sopa mexicana com milho e carne de porco
Ensopado de carne de porco com páprica
Linguiça acebolada com batatas coradas
Escondidinho de lombo salgado com fruta pão

Peixe de forno à parmeggiana light
Peixe com manjericão no papelote - em micro-ondas
Peixe com palmito, cebola e queijo

Bacalhau
Bacalhau empanado de forno
Bacalhau com castanha-do-pará e tapioca
Escondidinho de bacalhau com batata baroa
Escondidinho de bacalhau com aipim
Salada de feijão fradinho com bacalhau 
Frigideira de bacalhau com coco
Bacalhau gratinado com creme de batatas

Quiches, empadas, tortas e preparações com queijo
Quiche de presunto e queijo
Quiche de cebola e queijo e dicas para fazer quiches
Quiche de tomate seco queijo e cebolas
Quiche de queijo brie com lombinho defumado 
Quiche de abobrinha, queijo e tomate
Quiche de macarrão
Quiche de aspargos e queijo brie
Panquecas, tortas salgadas e lanches
Panquecas de peito de peru e ricota 
Panquecas de frango e presunto ao molho branco 
Panquecas de espinafre 
Panquecas de carne moída com requeijão e parmesão
Massa de crepe sem glúten
Crepe de trigo sarraceno com brócolis - massa sem glúten
Torradas com queijo
Torradas de pão árabe com provolone no micro-ondas
Strudel de fios de ovos com blanquet
Pão de alho
Ovos com legumes
Bruschetas de champignon com alho e de brie com damasco
Bruschettas de confit de tomate e abobrinhas e de brie com tomate
Pizza de pão árabe com molho pesto 
Sanduichão de forno com queijo e presunto

Molhos com gengibre para saladas (shoyu com gengibre e gengibre com mel e mostarda)

Receitas de massa / macarrão
Massa ao funghi
Massa fácil com molho de tomate seco
Massa fácil ao molho cremoso de salsa
Massa com almôndegas
Macarroni and Cheese com Asiago, Portobellos e creme fraiche
Cabelinho de anjo com frango à moda indiana
Massa com molho de calabresa, tomate e cebola
Massa com molho cremoso de tomate e cachaça
Massa com molho pesto cremoso
Massa ao molho pesto com abobrinha e frango
Massa com molho cremoso de manjericão e salame
Massa com molho cremoso de abóbora e salaminho
Macarrão com abobrinha e linguiça 
Macarrão com abobrinha e salame 
Macarrão com abobrinha, presunto e alecrim 
Macarrão com molho de tomate e cebolas
Macarrão com molho de tomate, cenoura e presunto 
Macarrão colorido com legumes, linguiça e gorgonzola
Macarrão chinês com frango
Espaguete de abobrinha
Macarrão com queijo
Macarrão ao molho de gemas, tomate seco e presunto
Massa tipo risoni com gorgonzola
Macarrão ao alho e óleo com limão e frango
Macarrão tipo yakisoba com carne, legumes e sementes de abóbora

Massas de forno, recheadas e nhoques
Enroladinhos de lasanha

Massa em concha recheada com frango 
Nhoque de batatas ao molho de manteiga e sálvia 
Nhoque de inhame 
Nhoque de semolina
Nhoque de fruta-pão
Raviolis de amêndoas na manteiga de sálvia
Escondidinho de massa
Crocante de queijo para massa
Quiche de macarrão 
Lasanha à bolonhesa com presunto, queijo e molho branco

Arroz colorido fácil 
Arroz colorido com salsicha
Arroz maluco
Arroz de pato
Arroz com linguiça e ervilha 
Arroz com legumes e linguiça
Arroz vermelho com legumes e amêndoas
Arroz com cúrcuma e salsa
Arroz com cebola rosa de cominho
Arroz integral com legumes
Arroz com carne moída e molho branco
Arroz com cenoura
Arroz de brócolis
Arroz com folhas de cenoura
Arroz com cogumelos, abobrinha e castanha
Arroz Biro Biro com ovos, bacon e batata palha
Arroz com coentro, tomate, cebola e coco
Arroz com repolho e lombo salgado
Arroz com frango e legumes tipo paella
Arroz com passas, nozes e cúrcuma
Arroz de forno com frango, tomate, queijo e castanha
Arroz simples com urucum
Arroz de festa simples com parmesão, salsa e batata palha
Arroz de couve-flor com curry (light - sem arroz)
Bolinhos de arroz com linguiça e muçarela

Risoto ao funghi com farofa crocante de provolone
Risoto ao funghi com gorgonzola
Risoto "au vin" (risoto ao vinho tinto com frango)
Risoto de quatro queijos
Risoto de gorgoznola e nozes
Risoto de abóbra e gorgonzola
Risoto a la vodka - com tomate e creme
Risoto de queijo, mostarda de pistache 
Risoto de açafrão
Risoto de bacalhau
Risoto de carne seca com catupiry
Risoto de caipirinha com limão e cachaça
Arancini - bolinhos de risoto

Legumes/acompanhamentos
Abobrinha de forno com tomate
Abobrinha de forno com tomate e dukahh (sem lactose e sem glúten)
Abobrinha gratinada com molho cremoso 
Bolinhos de abobrinha
Suflé de abóbora com queijo minas
Purê de abóbora com catupiry gratinado
Berinjela grelhada
Berinjela à parmeggiana
Berinjela à parmeggiana light
Purê de berinjela
Banana-da-terra verde frita - tostones
Banana-da-terra frita no forno
Pimentões assados no microondas
Tomate cereja confit
Cebolinhas caramelizadas
Couve refogada simples
Brócolis assado inteiro
Brócolis com molho branco gratinado
Couve-flor assada inteira
Couve-flor gratinada fácil
Couve-flor à milanesa
Couve-flor empanada e frita
Cenoura de forno com queijo
Cenoura com passas e balsâmico
Purê de cenouras
Espaguete de abobrinha
Legumes com cobertura crocante sem glúten

Receitas de farofas
Farofa de alho
Farofa de alho no azeite de dendê (ótima para bobó)
Farofa de banana e linguiça
Farofa de ovos com páprica
Farofa com ovos cozidos, linguiça e azeitonas 
Farofa com parmesão crocante e ervas
Farofa de bacon e ameixa
Farofa de banana passa e castanha-do-pará
Farofa com linguiça, amendoim e passas
Farofa rosa de beterraba e quinoa
Farofa nutritiva de alho com grãos
Farofa de amêndoas e alho

Ovos
Ovo pochet fácil e perfeito
Ovo quente perfeito cozido em casa à baixa temperatura
Ovos com legumes
Ovos com pimentões coloridos e cebola
Pão como ovo light
Fritada de pernil com queijo
Fritada de brócolis com carne moída e ervas
Fritada de bacon, couve e queijo Minas
Omelete de cebola roxa
Crepioca - omelete de tapioca

Receitas com batatas / batata baroa / aipim
Batata rostie simples
Batatas assadas em microondas
Batatas de micro ondas com requeijão, cebolinha e crocante de queijo
Batatas ao forno picantes
Batatas assadas com alecrim e raspas de limão
Batatinhas assadas na cerveja
Batatas de forno com páprica e sálvia
Batatas assadas com zaatar
Batatas de festa
Batatas na gordura de pato
Feijão tropeiro
Grão-de-bico à moda indiana - chat masala

Molho de tahine (vegano)
Frango ao alho e cebola (sem glúten)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...